INESC TEC participa em rede europeia de excelência em Inteligência Artificial

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC vai participar na rede europeia de excelência HumanE-AI-Net, que pretende desenvolver uma nova abordagem científica capaz de tornar a Inteligência Artificial mais humanizada e baseada em valores europeus e universais e mais próxima dos cidadãos.

Constituída por laboratórios e investigadores europeus de topo em Inteligência Artificial (IA), esta rede foi uma das cinco aprovadas recentemente na chamada ICT-48 e tem como objetivo dar um passo importante na estratégia europeia de IA promovida pela Comissão Europeia, no sentido de consolidar as interações científicas na Europa.

Logótipo do projeto (DR: HumanE-AI-Net)

Com a IA no centro da revolução tecnológica, a rede HumanE-AI-Net aposta no desenvolvimento científico e tecnológico dos sistemas de IA, de forma a que estes melhorem a inteligência humana, em vez de a substituir.

Em concreto, o objetivo consiste em alavancar as sinergias entre os centros de excelência envolvidos para desenvolver os fundamentos científicos e os avanços tecnológicos necessários para melhorar os sistemas de IA numa direção que seja benéfica para os seres humanos, individual e socialmente, e que adira aos valores éticos e normas sociais europeus.

O projeto europeu HumanE-AI-Net foi aceite em março de 2020 e conta com cerca de 50 parceiros de toda a Europa, incluindo o INESC TEC, que está representado pela equipa de investigadores do LIAAD, em concreto, João Gama, Alípio Jorge e Rita Ribeiro.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia tem vínculo à UP-FCUP e UP-FEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal