Investigadores do INESC TEC no TOP 5 do ranking das Ciências da Computação em Portugal

João Catalão, investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), e João Gama, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), alcançam o 3º e 4ºlugar, respetivamente, no ranking das Ciências de Computação em Portugal.

Entre os 17 portugueses selecionados, os investigadores do INESC TEC destacam-se pelo seu percurso científico e académico. João Catalão vê esta distinção como “um reconhecimento pelos pares, uma vez que o ranking não é baseado principalmente no número de publicações, mas sim no número de citações através do h-index”.

Já João Gama refere que esta distinção “foi possível pela qualidade dos alunos e colaboradores”. “Ter um rank elevado é definitivamente uma grande conquista. Além disso, prestigia a Universidade do Porto e o INESC TEC”, acrescenta o investigador.

A classificação é baseada no h-index do Google Scholar, tendo sido considerados  apenas os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. Além disso, a classificação baseia-se ainda no número de citações, bem como no número de publicações indexadas no DBLP. Para esta classificação foram ainda considerados os prémios e distinções de cada cientista.

Incluído na 6ª edição do ranking mundial dos melhores cientistas na área das Ciências da Computação em 2020, lançado pelo Guide2Research, este ranking tem como objetivo oferecer à comunidade académica mais visibilidade e expor as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP e UP-FEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal