Portuguese Women in Tech Awards 2020: Spin-off INESC TEC entre as finalistas

A iLoF – Intelligent Lab on Fiber foi considerada uma das cinco melhores startups portuguesas fundadas por mulheres. Quem o disse foram os Portuguese Women in Tech Awards (PWIT), que contam com o INESC TEC como parceiro de comunicação. As votações finais encontram-se abertas até ao dia 31 de julho.

Após os sucessos do ano anterior, impulsionando centenas de mulheres da indústria tecnológica, os PWIT regressaram em 2020 e a iLoF, spin-off nascida no INESC TEC e com sede oficial em Oxford, não foi esquecida. Em Portugal, a equipa de desenvolvimento encontra-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), onde desenvolve uma base de dados na cloud, que digitaliza e armazena perfis biológicos de pacientes e biomarcadores de doença.

Joana Paiva é o elemento feminino fundador da iLoF, que se encontra no top5 na categoria de “Best Startup in Portugal started by a Woman” dos PWIT 2020 e na corrida ao primeiro prémio, com votações abertas ao público, a decorrer online, até ao final do mês.

A investigadora com ligação ao Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) e Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC considera que “este é um reconhecimento nobre por parte da sociedade tecnológica, cientifica e empesarial Portuguesa para o nosso trabalho que nasceu da translação da ciência para a tecnologia e mercado em prol de um problema de grande impacto na sociedade mundial – digitalização de perfils biológicos para a compreensão de doenças crónicas e agudas cujos mecanismos biológicos são pouco conhecidos”.

Desde a sua fundação, a iLoF tem vindo a somar prémios e distinções. Mais recentemente, fechou um acordo de financiamento com o fundo M12 da Microsoft e com a Mayfield no valor de um milhão de dólares. Mais ainda, a spin-off encontra-se na shortlist do Financial Times e da IFC – International Finance Corporation para os prémios “Transformational Business Awards – on Health, Wellness and Disease Prevention!”.

No dia 3 de agosto, a iLoF, também spin-off U.Porto, saberá se vai estar entre os três finalistas da PWIT 2020 e, em setembro, será conhecido o grande finalista, numa edição especial da Revista Pessoas.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao CIM/FMUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal