Trabalho desenvolvido por investigadores do INESC TEC é capa de revista da “fibers”

O trabalho de investigação de Paulo Robalinho, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, vai ser capa de revista da próxima edição do mês de outubro do jornal científico internacional fibers (MDPI). Este mérito advém do artigo publicado nesta edição, intitulado “Fiber Microsphere Coupled in a Taper for a Large Curvature Range.

Neste momento, Paulo Robalinho é aluno de Mestrado em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a tese intitulada “New advanced fiber optic microstructures”, e conta com a orientação científica de Orlando Frazão, também elemento integrante do CAP.

O trabalho, agora publicado na fibers, foi desenvolvido pelo investigador no âmbito da tese de mestrado e consiste numa micoresfera em fibra ótica acoplada no meio de um taper e permite medir raios de curvatura compreendidos entre 300 m e 1000 m. Este sensor destina-se à monitorização de infraestruturas tais como: pontes, túneis entre outros grandes projetos de construção. Dada a singularidade dos resultados apresentados, os autores e investigadores do CAP foram convidados a editar a capa do mês de outubro do jornal científico fibers. A realização deste trabalho contou também com a colaboração de Pedro Manuel Regadas do Serviço de Comunicação do INESC TEC.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal