Quatro demonstradores e um laboratório colaborativo. Foi desta forma que o INESC TEC marcou presença na mostra tecnológica promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), que decorreu no dia 4 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Intitulada “TECH@Portugal: Do conhecimento ao Mercado”, esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer o que melhor se tem feito em Portugal na transformação do conhecimento em inovação, através da apresentação de projetos tecnológicos nacionais de mais de 100 instituições.
Além dos espaços de demonstração, o programa do evento disponibilizou dois palcos com painéis temáticos, que receberam oradores nacionais e internacionais para debater temas como “Inovação e Competitividade”, “Financiamento à inovação”, “Horizonte Europa” e “Estratégias para o Empreendedorismo”. José Carlos Caldeira, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, foi um dos oradores do painel intitulado “Horizonte Europa: duplicar a ambição”.
Demonstradores tecnológicos e CoLAB
No espaço dedicado à “Indústria 4.0, TIC e Tecnologias de Produção”, o INESC TEC participou, em conjunto com três empresas, na apresentação de demonstradores que resultaram de projetos desenvolvidos no Instituto.
O projeto ATM – Advanced Tools Management, da responsabilidade do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) e do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), foi exposto no espaço da empresa Vanguarda – Soluções de Gestão. O ATM apresenta uma solução avançada e competitiva de planeamento de operações, com otimização da utilização de equipamentos e ferramentas, integrada com o sistema logístico AGV Lean.
Também com participação do CESE, foi dado a conhecer o projeto Mapple, a cargo da empresa Sistrade, especialista no desenvolvimento de Software de Gestão. Os objetivos deste projeto incluem, a melhoria da eficiência energética, o aumento da disponibilidade dos operadores, a diminuição dos desperdícios e a redução do tempo de instalação.
Finalmente, num trabalho entre o CRIIS e a Sarkkis Robotics, surgiu um protótipo do projeto CoopWeld – Robotized system for welding in structural steel fabrication, que desenvolveu um posto de montagem e soldadura robotizada que pode ser instalado em unidades fabris metalomecânicas com aumentos de produtividade em comparação com o fabrico tradicionalmente manual.
Já na sala destinada ao tema da “Economia Circular, Mobilidade e Ciências da Vida”, o INESC TEC esteve presente no espaço da empresa A. Silva Matos, com a demonstração do projeto Sidenav – Smart infrastructure for deep sea navigation, desenvolvido com o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS). Aqui os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer o Turtle, a plataforma robótica submarina de águas profundas desenvolvida pelo INESC TEC.
O INESC TEC foi ainda responsável pela dinamização de uma exposição destinada ao laboratório colaborativo ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo. Apresentado numa área comum a mais 20 outros laboratórios, este laboratório tem como objetivos a realização de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), inovação e transferência de conhecimento e tecnologia para preservar a sustentabilidade dos recursos florestais, minimizar os riscos dos incêndios rurais e otimizar os benefícios florestais para a sociedade, potenciando o emprego qualificado e científico.