Projeto europeu estimula cooperação entre continentes para melhorar o desempenho em computação de elevado desempenho

A computação de elevado desempenho (High Performance Computing – HPC, em inglês) é a base para avanços científicos, industriais e sociais que melhoram a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. O principal objetivo do projeto RISC2 – A network for supporting the coordination of Computing research between Europe and Latin America – passa por promover e melhorar a relação entre as comunidades de investigação e industriais da Europa e da América Latina, com foco nas aplicações HPC e implementação de infraestruturas.

“O projeto vai reunir os principais intervenientes europeus e da América Latina em HPC, promovendo a interação entre investigadores e decisores políticos das duas regiões. Ao fortalecer esta cooperação científica específica para a inovação da Europa e da América Latina, obter-se-á um intercâmbio das melhores práticas em HPC”, explica António Luís Sousa, coordenador do Laboratório Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e docente na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

No âmbito do RISC2 vai ser criado um observatório em HPC e um roteiro das respetivas atividades existentes na Europa e na América Latina. O projeto, além de promover a ciência, tecnologia e inovação, vai contribuir para a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e lidar com inúmeras outras questões sociais, industriais e ambientais, como é o caso da segurança energética, política cibernética internacional ou mudanças climáticas.

O projeto inclui 16 parceiros, oriundos de 12 países, sendo liderado pelo Centro Nacional de Supercomputación (BSC) em Espanha. Do consórcio fazem também parte o Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Espanha), Forschungzentrum Jülich GmbH (Alemanha), Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique e Bull Atos (França), Consorzio Interuniversitario (Itália), Universidade de Coimbra e INESC TEC (Portugal), Universidad de Buenos Aires (Argentina), Universidad Industrial de Santander, High Performance and Scientific Computing Center (Colômbia), Universidad de la República, National Supercomputing Center (Uruguai), Laboratório Nacional de Computação Científica e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Brasil), Centro de Investigaciones y Estudios Avanzados (México), National Laboratory for High Performance Computing (Chile) e Centro Nacional de Alta Tecnología (Costa Rica).

A equipa do INESC TEC é também representada por Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e Diretor do Centro de Computação Avançada da Universidade do Minho (MACC), por Ricardo Vilaça, investigador do HASLab e do MACC, e Paula Rodrigues, do INESC TEC.

O RISC2 recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020, ao abrigo do acordo número 101016478.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal