INESC TEC assina a Carta Portuguesa para a Diversidade

O INESC TEC assinou, no mês de novembro, a Carta Portuguesa para a Diversidade, assumindo assim o compromisso de se pautar pela diversidade e a inclusão.

A Carta Portuguesa para a Diversidade pode ser assinada por entidades empregadoras do setor público ou privado, com ou sem fins lucrativos. Estas devem assegurar a não-discriminação com base na origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, estado civil, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião dos seus colaboradores.

“As organizações signatárias assumem a Diversidade como um imperativo ético, pelo que a subscrição desta Carta representa um compromisso público do INESC TEC com os princípios nela consagrados”, indica Tiago André Silva em nome da Comissão para a Diversidade e Inclusão (D&I) do INESC TEC.

Esta foi a primeira iniciativa a cargo desta Comissão, que iniciou funções no INESC TEC em 2021 e que é também composta por Ana Isabel Lopes, Beatriz Oliveira, Nuno Moniz e Sheila Habib. A Comissão tem como objetivo tornar o INESC TEC uma instituição que “privilegie a diversidade e que promova a equidade de género e a multiplicidade cultural”, acrescenta Beatriz Oliveira, Presidente da Comissão.

Para o futuro, está previsto que o grupo proponha e implemente um Programa de D&I no INESC TEC, incluindo a proposta de um Plano para a Igualdade de Género. “Será um compromisso com medidas concretas, a vários níveis organizacionais, tal como a sua monitorização e atualização constantes”, referem os representantes da Comissão.

Ao longo do mandato de dois anos que agora se inicia, a Comissão pretende realizar “ações de sensibilização, partilha de boas práticas e apoio na mudança de mentalidades”, entre outras iniciativas, tal como referido pelos membros da Comissão.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal