INESC TEC desenvolve robô autónomo para combater pragas, doenças e insetos em vinhas de montanha

O INESC TEC, em parceria com a Pulverizadores Rocha, desenvolveu um robô pulverizador para vinhas de montanha, no âmbito do projeto PRYSM. Esta tecnologia vai contribuir para a redução do uso de pesticidas e ajudar a agricultura a tornar-se ainda mais sustentável, já que vai aprimorar o processo de pulverização, distribuindo os produtos na quantidade certa, nos locais necessários.

“Até à data, existem várias empresas a trabalhar em robôs para pulverização de vinhas, mas ainda numa fase muito inicial. A solução PRYSM distingue-se das restantes porque é desenhada para ser compatível com vinhas de montanha e também com impacto nos restantes contextos de culturas permanentes e arbóreas”, explica Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC e coordenador do projeto.

O robô desenvolvido é de pequeno porte, pesa cerca de 500 kgs, e tem capacidade para navegar autonomamente em contexto de vinhas, localizadas em terrenos íngremes, como é o caso da Região do Douro Além disso, consegue transportar uma carga de até 300 kgs e inclui um pulverizador de precisão.

O projeto PRYSM foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020, através do projeto ESMERA, em 200 mil euros, e vai ser apresentado, pela primeira vez, na FIMA Agrícola 2022, em abril, em Espanha.

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal