O INESC TEC marcou presença no AgroIN – Congresso Anual de Agronegócios 2023, onde o investigador Filipe Neves dos Santos fez uma apresentação sobre “Mecanização e Robótica”, no âmbito do painel “Desafios Tecnológicos”. O evento decorreu no dia 19 de abril, na Universidade de Lisboa.
Na sua apresentação, Filipe Neves dos Santos, coordenador da iniciativa TEC4AGRO-FOOD (atividade do INESC TEC dedicada aos setores Agro-Alimentar e Florestal) e investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), levantou questões relacionadas com o rápido avanço das tecnologias robóticas e de que forma este progresso pode ter um papel de destaque no mercado. Outros temas abordados no evento foram bioengenharia, práticas de conservação dos solos e cadeias de abastecimento. O INESC TEC, tal como em edições anteriores, foi o “Parceiro de I&DT” deste evento.
“O AgroIN abordou tópicos muito relevantes, tais como os agrovoltaicos e as novas formas de preservação do solo, para os quais o INESC TEC poderá contribuir com roteiros de I&D mais adaptados e adequados à estas novas abordagens, nomeadamente nos tópicos da Robótica, Redes de Energia Inteligentes, Inteligência Artificial e IoT aplicados à agricultura de precisão”, afirmou Filipe Santos.
Subordinado este ano ao tema “Green Trends: para onde vamos?”, o AgroIN tem como objetivo partilhar novidades e ideias entre os profissionais do setor, proporcionando informação sobre técnicas e ferramentas que permitam apostar em práticas e modelos de gestão, indo ao encontro das exigências de mercado, protegendo a produtividade e garantindo a sustentabilidade dos agro-sistemas.
De acordo com André Sá, Business Developer da iniciativa TEC4AGRO-FOOD, “a participação do INESC TEC causou um impacto bastante positivo”, manifestando que o AgroIN é “o principal evento em sala nacional sobre o agro-alimentar, por ser uma espécie de ponto da situação do que de mais atual e inovador se faz no setor, bem como pelo networking que possibilita. Daí o INESC TEC, através do TEC4AGRO-FOOD, estar associado desde já há algum tempo ao evento”.
No final houve ainda oportunidade para entregar os Prémios Vida Rural 2023, uma distinção atribuída anualmente a pessoas, empresas, projetos e investimentos que se destacam na agricultura e agroindústria portuguesa.
Organizada pela Revista Vida Rural (ABILWAYS PORTUGAL), a 10ª edição do AgroIN acolheu cerca de 300 participantes, entre empresários agrícolas e agroindustriais, gestores de explorações agrícolas e de unidades agroindustriais, produtores e investidores.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.