Verão no Campus: Alunos do ensino secundário dão os primeiros passos na computação com o INESC TEC

Alunos de escolas do norte do país passaram uma semana na Universidade do Minho, onde puderam ter primeiras experiências nas suas áreas de interesse.

Curiosos, divertidos e desejosos de aprender. Foi assim que cerca de 20 alunos do ensino secundário chegaram ao Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC para a atividade “Computação sem Fronteiras”, enquadrada na iniciativa Verão no Campus, promovida pela Universidade do Minho durante a semana de 17 a 21 de julho.  

Ao longo de cinco dias, alguns dos participantes tiveram o seu primeiro contacto com a computação, através de atividades como Computação Verde, Computação Quântica, Computação Distribuída e Protocolos, ou Criptografia e Segurança da Informação.  

“Muitos alunos entram na Universidade sem saber o que os espera e iniciativas como esta ajudam a prepará-los e a pensar melhor nas escolhas que devem tomar”, reflete José Nuno Macedo, investigador do HASLab e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que orientou a atividade Computação Verde juntamente com Rui Rua e Francisco Ribeiro, também investigadores do INESC TEC. 

A tarde dedicada à Computação Verde, na qual puderam programar os seus próprios robôs no sistema RoboCode, foi precisamente uma das mais elogiadas pelos participantes na hora de fazer o balanço da semana. “Foi-lhes dada uma leve experiência de programação e a possibilidade de ver como é que o robô que programaram se comportava, de acordo com o programa deles”, recorda o investigador.  

No final, houve ainda tempo para discussão e interação com e entre os estudantes, no âmbito da resolução de um problema de programação também de um robô, tarefa para a qual eram necessários conhecimentos de matemática que os participantes já haviam adquirido no ensino secundário  

Para além os investigadores referidos, estiveram também envolvidos José Nuno Oliveira (responsável pela atividade), Ana Néri, Ana Nunes Alonso e José Bacelar Almeida – todos investigadores do HASLab do INESC TEC.

Os investigadores do INESC TEC mencionados têm vínculo ao INESC TEC, à Universidade do Minho e à UP-FEUP.  

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal