A Geodouro é uma empresa sediada no interior do país (Lamego), que disponibiliza produtos e serviços para o mercado desde o ano 2000 nas suas áreas de atuação – engenharia do território e agricultura. Em 2013, deu início ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, com especial enfoque no Software de Gestão Agrícola SIG.
Neste mês, entrevistamos Telmo Nogueira, Coordenador do Departamento de Conceção e Desenvolvimento de Aplicações Informáticas.
Nome da empresa: Geodouro
Áreas de negócio: Engenharia do território e agricultura
Nome do entrevistado: Telmo Nogueira
Função na organização: Coordenador do Departamento de Conceção e Desenvolvimento de Aplicações Informáticas
Centros do INESC TEC com que colaborou: Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE) Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS)
Nome dos projetos: INFRAVINI e InOlive
Responsáveis no INESC TEC: Lino Oliveira, André Sá e Filipe Neves dos Santos
Qual é a ligação da GEODOURO ao INESC TEC?
A Geodouro tem uma parceria estabelecida com o INESC TEC há já vários anos com enfoque nas suas áreas de intervenção – engenharias do território e agricultura, onde procuramos desenvolver projetos e soluções diferenciadoras, com elevado grau de inovação associado. A capacidade de investigação do INESC TEC tem sido muito importante para diferenciar as nossas soluções de outras existentes no mercado, permitindo disponibilizar soluções tecnológicas desenhadas à medida para os nossos clientes, com confiança e competência que é reconhecida ao INESC TEC, bem como construir equipas muito capazes tecnicamente para dar resposta a projetos tecnológicos de média e grande dimensão. Mais recentemente, desenvolvemos dois projetos de I&DT em co-promoção com o INESC TEC, o INFRAVINI e o InOlive.
Quais são os principais resultados desta colaboração?
Para além de integração em consórcios para a participação em concursos públicos nacionais e internacionais para desenvolvimento de soluções tecnológicas, nos últimos anos realizamos dois projetos de I&DT em co-promoção, onde contamos com a participação do INESC TEC como copromotor e parceiro responsável pela investigação científica e apoio ao desenvolvimento tecnológico das soluções.
No Projeto INFRAVINI, que decorreu entre 2019 e 2021, foi desenvolvida uma Infraestrutura de Dados Espaciais Temática, cujo protótipo foi construído para a Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha na Região Demarcada do Douro, sendo que a solução disponibiliza cenários previsionais climáticos de médio e longo prazo, integra uma rede de sensores e estações meteorológicas, disponibiliza acesso às leituras em tempo real desta rede de sensores e estações meteorológicas e foram também desenvolvidos um conjunto de indicadores climáticos com informação histórica muito importante para a agricultura e para a viticultura em particular. Mais informações sobre a solução desenvolvida podem ser encontradas em: https://infravini.pt.
O Projeto InOlive, que decorreu entre 2021 e 2023, teve como objetivo o desenvolvimento de uma solução para monitorização inteligente de prevenção de pragas e doenças no olival, sendo que o sistema tem como principais componentes uma armadilha robótica inteligente, capaz de enviar fotografias das armadilhas periodicamente para o sistema central e enviar também informação climática através dos sensores que a armadilha tem também acoplada, uma aplicação móvel para monitorização de armadilhas tradicionais, um serviço de identificação e contagem de pragas desenvolvido com recurso a modelos de Inteligência Artificial Machine Learning e um sistema web capaz de centralizar e agregar todos estes dados e serviços e disponibilizar um conjunto de informações essenciais para os olivicultores anteciparem decisões no controlo da fitossanidade nas suas culturas. Mais informações sobre a solução desenvolvida podem ser encontradas em: http://inolive.pt.
Como tem sido a experiência com o INESC TEC?
Muito boa! O nosso principal interlocutor no INESC TEC tem sido o Lino Oliveira, mas temos também colaborado com o André Sá e com o Filipe Santos e os elementos das suas respetivas equipas. Para além da capacidade técnica e a inclusão constante de tecnologias, metodologias e normas/padrões internacionais inovadores que o INESC TEC aporta para os projetos, destacamos a vertente humana das suas equipas e a sua flexibilidade e capacidade de adaptação e de realização de ajustamentos ao longo da execução dos projetos que são efetivamente uma mais-valia muito relevante e que muito valorizamos, tendo em vista o atingir do sucesso nos projetos desenvolvidos.
O que valoriza nesta colaboração?
A excelência e o elevado grau de conhecimento tecnológico que o INESC TEC possui são fundamentais para diferenciar os projetos e as soluções que temos desenvolvido em conjunto. Destacamos também a capacidade de trabalhar em equipa e o suporte prestado na gestão dos projetos, onde por vezes este apoio é essencial quando temos projetos com muitos parceiros e muitos elementos nas suas equipas.
O que podemos esperar nos próximos anos da GEODOURO?
A Geodouro é uma empresa sediada no interior do país (Lamego), que disponibiliza produtos e serviços para o mercado desde o ano 2000 nas suas áreas de atuação – engenharia do território e agricultura. Desde 2013 que demos início ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, com especial enfoque para o nosso Software de Gestão Agrícola SIGP (Sistema Integrado de Gestão de Propriedades), acessível em: https://sigp.pt. O nosso objetivo é continuarmos a desenvolver soluções para dar resposta às necessidades do mercado, nas nossas áreas de atuação, pretendendo capacitar as nossas soluções com tecnologia inovadora e diferenciadora, contando para isso com a colaboração do INESC TEC para este objetivo.