A investigadora do INESC TEC integrou o leque de 10 mulheres distinguidas nos Prémios Women 3.0 – uma distinção que visa reconhecer mulheres consideradas “agentes transformadoras” nos mais diversos setores.
“A Ciência é a minha paixão”. As palavras são de Ana Pires, investigadora do INESC TEC, que foi, no início do mês de janeiro, escolhida pelo júri dos Prémios Women 3.0 como vencedora da categoria Ciência e Tecnologia.
“Foi com enorme felicidade que recebi este prémio. É uma grande honra, mas também uma responsabilidade que me impele a trabalhar mais e a procurar a excelência, sempre. Espero continuar a contribuir para a Ciência e a Tecnologia, em Portugal, e inspirar outras jovens a «voar» e a nunca desistirem dos seus sonhos e paixões, sem limitações!” – refere. Na opinião da investigadora, esta foi uma ótima forma de arrancar 2024 – um ano que espera que seja repleto de “novos projetos, ciência e desenvolvimento de geotecnologias”.
Recorde-se que, no final de 2023, Ana Pires liderou a primeira missão análoga realizada em Portugal. Em novembro, um grupo de sete cientistas esteve confinado durante seis noites e sete dias na Gruta do Natal, na Ilha Terceira (Açores), para simular o ambiente lunar. O projeto CAMões (Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration) foi liderado pelo INESC TEC e pela Associação Os Montanheiros, tendo como comandante da missão a investigadora Ana Pires.
Os Prémios Women 3.0 são uma iniciativa do Clube G100, Communication & Advocacy Wing, em colaboração com a Revista Diplomacy & Business, e visam “celebrar mulheres que exibem uma liderança excecional e feitos notáveis” e que “fomentam mudanças significativas” e inspiradoras. Tendo como mote “não se pode ser o que não se pode ver”, estes prémios visam “reconhecer mulheres que, mesmo sendo agentes transformadores em diversos setores, permanecem invisíveis, envoltas na penumbra da indiferença social”. A entrega de prémios da edição deste ano decorreu no dia 10 de janeiro em Oeiras.
*Fotografias Prémios Women 3.0 Awards