Por um período de até três meses, investigadores – incluindo estudantes de mestrado e doutoramento – afiliados a universidades ou outras organizações de investigação fora de Portugal, terão a oportunidade de realizar atividades de investigação no INESC TEC. A iniciativa chama-se International Visiting Researcher Programme, já vai na terceira edição e tem inscrições abertas até ao dia 15 de maio.
São 28 e têm chegado de diferentes geografias: Alemanha, Argentina, Brasil, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, Índia, Itália, México, Países Baixos e Reino Unido. Falamos dos participantes das edições de 2022 e 2023 do International Visiting Researcher Programme do INESC TEC. Esta é uma iniciativa que dá a oportunidade a investigadores para que realizem atividades de investigação no INESC TEC, até a um período máximo de três meses, em tópicos enquadrados nos domínios científicos da Instituição.
“Os investigadores visitantes terão a oportunidade de trabalhar num ambiente multidisciplinar, com especialistas de topo em áreas de investigação de interesse mútuo, e, ao mesmo tempo, expandir a sua rede profissional”, avança Andreia Passos. Segundo explica a Responsável pelo Serviço de Relações Internacionais do INESC TEC, os investigadores visitantes receberão apoio financeiro durante a sua estada em Portugal e terão acesso a instalações de investigação avançadas.
“O feedback que temos recebido por parte dos participantes da edição de 2022 e 2023 – alguns desta última edição ainda se encontram a realizar o seu período de intercâmbio – tem sido muito positivo, e com resultados tangíveis a reportar (como por exemplo publicações científicas, memorandos de entendimento). Esta é uma iniciativa que, embora configurando um período de mobilidade de curta duração, pode ser um excelente contributo para alavancar ou consolidar colaborações de nível institucional duradouras e promover a partilha de conhecimento em prol do avanço científico e tecnológico”, refere Andreia Passos. “Os investigadores, tantos os que visitam como os que acolhem, tornam-se agentes de internacionalização das suas instituições”, acrescenta.
Na edição de 2024, são 76 os tópicos de investigação disponíveis, abrangendo Inteligência Artificial, Bioengenharia, Comunicações, Ciência e Engenharia dos Computadores, Sistemas de Energia, Engenharia e Gestão de Sistemas e Robótica. “Este ano, aumentamos significativamente o número de tópicos de investigação e esperamos poder financiar mais participantes. Em 2022, financiamos 10 investigadores visitantes e, em 2023, 18, pelo que este ano esperamos ampliar as possibilidades de colaboração com investigadores de outros países”, refere Vera Pinto, que coordena a área de Mobilidade do Serviço de Relações Internacionais.
As inscrições podem ser submetidas entre até ao dia 15 de maio (23:59 UTC+1) de 2024. Mais informação sobre esta oportunidade, encontra-se disponível no website do INESC TEC.
*Alguns dos participantes das edições de 2022 e 2023