Foram 24 os alunos que, durante uma semana, tiveram o primeiro contacto com a área da Informática e Computação, ao participarem na atividade Computação Sem Fronteiras, uma das várias que fizeram parte do programa Verão no Campus, uma iniciativa promovida pela Universidade do Minho, que decorreu de 22 a 26 de julho, em Braga.
Vindos de várias escolas secundárias do Norte do país, estes alunos tiveram a oportunidade de experimentar a programação em papel, a programação de robôs, passando pelos jogos com qubits (uma unidade de informação quântica) e pelo data center onde se encontra o Deucalion.
“Através das atividades focadas em Protocolos e Sistemas Distribuídos, Computação Quântica, Validação e Manutenção de Software, Computação de Alto Desempenho e Programação Funcional, os alunos tiveram contacto com diferentes áreas da Informática e da Computação”, explica José Nuno Oliveira, investigador do INESC TEC e responsável pela atividade.
“O nosso grande objetivo é cativar jovens talentosos, mostrando-lhes as oportunidades e os desafios de uma carreira nesta área. Por isso, pela primeira vez, esta edição contou também com a participação de antigos alunos que partilharam o seu testemunho, o que permitiu aos alunos perceberem a mais-valia que esta área lhes pode dar”, reforça o investigador.
A edição de 2024 contou com a participação dos seguintes investigadores do INESC TEC: Ana Neri, Ana Nunes Alonso, António Sousa, João Barbosa, José Nuno Macedo, José Nuno Oliveira e Luís Soares Barbosa.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à U.Minho.