Quanto cabe em quatro décadas de história? O que é que separa 1985 de 2024? Quanto mudou o mundo? E Portugal? E o INESC TEC? Qual é o papel do INESC TEC local, nacional e internacionalmente? Que caminho de futuro deve seguir o Instituto? Foram muitas as questões debatidas na edição de 2024 do Encontro Estratégico, mas, mais ainda, as ideias para os próximos anos. Três centenas de mentes juntaram-se para lançar o mote para a celebração do 40º aniversário da Instituição – que arranca já no início de 2025.
No próximo ano, assinalam-se quatro décadas de existência do INESC TEC. Mas, em 1985, não nascia, apenas, em Portugal, o INESC – o país assinava o tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia. Foi, a partir destes dois acontecimentos, que se convidou a Comunidade do INESC TEC a discutir o futuro da Instituição, com particular enfoque nas celebrações do 40º aniversário, e o seu papel, não só em Portugal, como no ecossistema europeu.
“O Encontro Estratégico do INESC TEC é sempre um momento de especial reflexão, no qual nos reunimos e, em conjunto, debatemos temas que consideramos revelantes para a vida da Instituição. Este ano, e com o aproximar de uma data tão simbólica, envolvemos a Comunidade num exercício de ideação sobre a melhor forma de a assinalarmos internamente, em Portugal e na Europa”, explica João Claro, Presidente do Conselho de Administração.
Considerando o passado e a evolução do Instituto; o presente, o trabalho em curso no âmbito do Plano Estratégico do INESC TEC para 2030 e o contributo para uma reflexão e uma reformulação do futuro da Investigação e Inovação europeia no âmbito do FP10, vertido no position paper recentemente publicado; e o futuro, nomeadamente, os desafios e os contributos do INESC TEC na resposta a esses desafios, foram discutidas formas de, não só celebrar o 40º aniversário, mas sobretudo, de o fazer, envolvendo entidades nacionais e internacionais, dos mais variados setores da sociedade.
“Há 10 anos, por exemplo, aquando da comemoração do 30º aniversário, organizamos a primeira edição do INESC TEC Fórum do Outono, promovemos um evento para jovens investigadores, produzimos 30 documentários e organizamos um concerto na Casa da Música, com tecnologia desenvolvida por nós, entre outras iniciativas. Ainda não podemos revelar qual será o plano para 2025, mas sabemos que este Encontro Estratégico foi um excelente mote e que os contributos resultantes desta reflexão conjunta levarão a uma celebração marcante”, refere o Presidente do Conselho de Administração.
O evento teve lugar no dia 13 de setembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e contou com a presença de quase três centenas de pessoas.