Quase 30 especialistas de renome mundial, provenientes de vários pontos do globo, rumaram a Portugal para discutir os avanços na área da teoria da computação e das linguagens de programação. Os membros do IFIP Working Group 2.1 on Algorithmic Languages and Calculi estiveram reunidos em Viana do Castelo, numa iniciativa organizada pelo INESC TEC.
A capital do Alto Minho serviu, durante quase uma semana, de palco para partilha de conhecimento e discussões em torno dos avanços científicos em áreas fundamentais para o futuro do software confiável. Atualmente, há dois investigadores portugueses, ambos do INESC TEC e da Universidade do Minho, que integram este grupo internacional de especialistas no estudo e desenvolvimento de linguagens algorítmicas e cálculos formais – um dos mais antigos grupos de investigação da Federação Internacional de Processamento de Informação (IFIP).
Além de José Nuno Oliveira, membro do WG2.1 desde 2004 e investigador na área de métodos formais, Renato Neves, investigador na área de métodos formais, foi convidado a integrar o grupo como membro observador. Com esta nomeação, Portugal passa a estar representado por um membro efetivo e um membro observador. “A presença nacional num grupo científico de elevada exigência e prestígio internacional saiu reforçada desta reunião”, explica José Nuno Oliveira.
O IFIP WG 2.1 é um dos mais antigos grupos de investigação da Federação Internacional de Processamento de Informação (IFIP), com um historial que inclui a participação de vários cientistas da computação com o Prémio Turing, isto é, o maior reconhecimento nesta área. Desde 2017, uma parte importante do espólio documental do grupo encontra-se depositada no Arquivo Distrital de Braga, incluindo originais de artigos que se tornaram marcos históricos nas áreas das ciências da computação e das linguagens de programação.
Entre 8 e 12 de setembro, Viana do Castelo foi palco desta reunião, que se realizou na Biblioteca Municipal e no histórico navio Gil Eannes.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UMinho.