A 26ª edição da conferência IFIP/SOCOLNET Working Conference on Virtual Enterprises internacional decorreu no Porto, com mais de cem participantes e contributos do INESC TEC no processo organizacional.
Com o tema “Hybrid Human-AI Collaborative Network” – sublinhando a integração colaborativa entre humanos e inteligência artificial em redes organizacionais e tecnológicas –, a PRO-VE 2025 trouxe à cidade do Porto mais uma edição da conferência que, anualmente, reúne a comunidade científica e industrial para debater desafios, práticas e avanços em redes colaborativas.
Entre os dias 27 e 29 de outubro, o edifício Abel Salazar, no coração da cidade, recebeu mais de cem participantes para sessões técnicas e temáticas, keynotes speeches, painéis académicos e com a indústria, assim como para apresentação de projetos e posters. Entre os tópicos abordados, incluem-se redes colaborativas na era digital, IA como facilitadora da colaboração, redes colaborativas na saúde, confiança e a ética na relação humano-IA, mas também desafios de investigação comuns aos tópicos. Dino Pedreschi, da Universidade de Pisa, Vicente Traver, da Universitat Politécnica de València, e Bruno Silva, da Muvu Technologies marcaram presença como keynote speakers.
A participação do INESC TEC no evento ocorreu tanto na fase de organização, como nos dias em que o mesmo decorreu. António Lucas Soares, investigador da instituição e um dos responsáveis da área de engenharia de sistemas empresariais, foi conference chair, estreitando uma relação que teve início em 1999 – ano em que a PRO-VE se realizou, pela primeira vez, no Porto com contributos do INESC TEC e que se repetiu em 2016.
Com cerca de 60 artigos apresentados, publicados em dois volumes da Springer Advances in Information and Communications Technology, a conferência refletiu, sobretudo nas conclusões, alguns dos tópicos centrais que abordam os desafios atuais em ciência e tecnologia. Entre eles, a integração de IA em processos colaborativos humanos, a confiabilidade, a ética e a confiança em redes colaborativas, bem como ferramentas e metodologias que combinam competências humanas e sistemas inteligentes.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!