Cristiana Francisco, Bolseira de Doutoramento
(CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra e LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas)
- Anos em que entrou e saiu do INESC TEC: 2021 – 2022
- Centro do INESC TEC com que colaborou: HumanISE
O que é que tem feito desde que saiu do INESC TEC?
Depois de sair do INESC TEC, fui bolseira de investigação no Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, onde trabalhei em desenvolvimento de software para o controlo e o download de dados de um servidor. Atualmente, e enquanto aluna de doutoramento em Física, comecei a trabalhar no projeto THOR-SR na Universidade de Coimbra – que irá integrar o Space Rider da ESA.
Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?
Ter sido bolseira no INESC TEC ajudou-me a perceber que gosto imenso do trabalho de investigação, principalmente quando aplicado a satélites. Fez-me reviver um gosto antigo pela instrumentação para o Espaço, e fez-me ver que o melhor caminho para mim era seguir para doutoramento.
Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?
Quando penso no INESC TEC, penso em apoio e oportunidades. Foi um ano fantástico em que tive a possibilidade de explorar novas áreas, numa instituição multidisciplinar que me permitiu alargar horizontes.