Joana Ferreira, Coordenadora de Comunicação

Joana Ferreira, Agência Nacional de Inovação (ANI)

  • Anos em que entrou e saiu do INESC TEC: 2007-2014
  • Serviço do INESC TEC com que colaborou: Serviço de Comunicação

O que é que tem feito profissionalmente desde que saiu do INESC TEC?

Em 2014, saí do INESC TEC para integrar a equipa de e-commerce da SportZone, onde colaborei como gestora de conteúdos. Durante esse período, coordenei o processo de produção e implementação de conteúdos sobre os produtos nos sites de Portugal e Espanha, para além de desenvolver vídeos promocionais.

Em 2016, ingressei na ANI – Agência Nacional de Inovação, onde me encontro a trabalhar atualmente. Entre 2016 e 2018, exerci funções como gestora de comunicação, designadamente de assessoria de comunicação, produção de conteúdos, organização de eventos, comunicação institucional, gestão de canais digitais e ações de comunicação interna. Em setembro de 2018 fui desafiada a coordenar a área de comunicação da ANI, papel que abracei com a maior dedicação e que ainda hoje desempenho.

Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?

O INESC TEC foi um marco no meu percurso profissional.

Desde logo, porque foi no INESC TEC que eu descobri a minha paixão pelas áreas de I&D de base científica e tecnológica e transferência de conhecimento, na vertente de comunicação corporativa. Adicionalmente, ao longo dos sete anos em que colaborei no Serviço de Comunicação, a multiplicidade de atividades que desenvolvi e as pessoas com quem interagi foram fundamentais para consolidar o meu conhecimento sobre os principais atores do Sistema Nacional de Inovação.

Foi também no INESC TEC que aprendi a “partir pedra” no que respeita a comunicar os resultados de inovação de base científica e tecnológica, de forma simultaneamente apelativa (pois era fundamental comunicar de forma clara e eficaz com os diferentes públicos, nomeadamente com a comunicação social) e rigorosa (um padrão que os investigadores e responsáveis do INESC TEC sempre exigiram em todos os conteúdos).

Finalmente, não poderia deixar de referir que integrar uma instituição de excelência como é o INESC TEC, e ter a possibilidade de colaborar no seu Serviço de Comunicação que já era (e continua a ser) uma referência na comunicação de ciência e tecnologia em Portugal, me deu bases muito sólidas e uma ética profissional que ainda hoje me acompanha e da qual muito me orgulho. Creio não será exagero referir que, no que toca à comunicação de ciência, inovação e tecnologia, o INESC TEC esteve, e continua a estar, à frente do seu tempo.

Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?

Família – sinto que o INESC TEC será sempre a minha casa.

Trabalhar e aprender sob a liderança da Sandra ao longo de sete anos foi incrível, e uma experiência que tenho vindo a valorizar cada vez mais à medida que o tempo passa. Sempre confiei plenamente na Sandra, sempre soube que, na medida do possível, defenderia todos os elementos da sua equipa, com compreensão e justiça. Para além disso, a Sandra sempre nos deu liberdade para sermos criativos e para brilharmos sozinhos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal