João Pereira, Aluno de Doutoramento

João Pereira, Aluno de Doutoramento (ETH Zurich)

  • Anos em que entrou e saiu do INESC TEC: 2017 – 2020
  • Centro do INESC TEC com que colaborou: Laboratório de Software Confiável (HASLab)

 

O que é que tem feito desde que saiu do INESC TEC?

No meu curto percurso depois de sair do INESC TEC, continuei a trabalhar essencialmente no mesmo tipo de questões que me levou a juntar-me ao INESC TEC em primeiro lugar. Em suma, o meu trabalho consiste em desenvolver ferramentas práticas com fortes fundamentos matemáticos para podermos raciocinar sobre sistemas altamente complexos, com um foco principal em sistemas distribuídos. Foi este tipo de desafios que me levou a estagiar na Amazon Web Services logo a seguir à minha passagem pelo INESC TEC e, mais tarde, me levou a um programa doutoral no Programming Methodology Group no ETH Zurich.

Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?

A minha passagem pelo INESC TEC foi fulcral para todas as fases posteriores no meu percurso profissional. Em primeiro lugar, o INESC TEC proporcionou-me a oportunidade de trabalhar em projetos de investigação cientificamente relevantes ainda na licenciatura, o que desde cedo me ajudou a perceber o que queria fazer profissionalmente. Para além disso, durante os meus estágios no INESC TEC, travei contacto e fiz amizades com investigadores experientes (e não só) que sempre me ajudaram e que me guiaram por algumas das tarefas com que todos os investigadores lidam, tais como a análise do estado da arte, o posicionamento da minha investigação e a escrita de artigos científicos. Sem esta experiência, duvido que alguma vez tivesse o percurso que tive.

Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?

Lembro-me principalmente da interação com os professores e com os meus colegas nos dois laboratórios em que estive e dos conselhos que me foram dando. Tive bons momentos com eles e estou muito grato por ter tido esta oportunidade. Além disso, lembro-me de vários momentos ao longo desses anos que me marcaram. Guardo com carinho a participação como voluntário na conferência FM 2019 e a participação na CEFP 2019. Também me recordo de vários bons momentos no dia-a-dia nos laboratórios, e de alguma frustração que é típica quando se trabalha em problemas não triviais.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal