Sandra Pinto, Gestora de Comunicação

Sandra Pinto, Gestora de Comunicação (Fundação BIAL)

  • Anos em que entrou e saiu do INESC TEC2000 – 2021
  • Serviço do INESC TEC com que colaborou: Serviço de Comunicação (SCOM)

 

O que é que tem feito desde que saiu do INESC TEC?

Saí do INESC TEC em 2021 para abraçar um novo desafio na Fundação BIAL, uma organização de caráter mecenático criada em 1994 pela farmacêutica BIAL e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), que atribui prémios na área das ciências da saúde e bolsas na área das neurociências a investigadores de todo o mundo. A comunicação da Fundação BIAL era assegurada pelo Gabinete de Comunicação da BIAL, mas registou-se um aumento das iniciativas promovidas pela Fundação e foi necessário contratar alguém que garantisse essa função a 100%. Desde junho de 2021, assumo o papel de responsável pela comunicação da Fundação BIAL, o que tem sido desafiante, mas também gratificante.

Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?

Continuo a sentir um enorme orgulho por ter integrado o INESC TEC, e durante tantos anos! Quando em 2000 entrei no INESC Porto, ainda não havia sequer o Serviço de Comunicação (SCOM), que só foi criado anos mais tarde. A equipa foi crescendo, as competências e responsabilidades aumentaram, acompanhando a evolução do Instituto, que se viria a assumir como uma referência em Portugal nas suas áreas de atuação. O INESC TEC foi mais do que uma universidade. Aprendi tanto com tanta gente: colegas do SCOM, colegas de outros Serviços e Centros, chefias, colegas da Academia! E o SCOM foi como um bebé, que foi crescendo e conquistando o seu caminho até se tornar num adulto maduro e profissional. Acredito que deixei a “máquina montada” com profissionais competentes e dedicados, sob orientação da excelente Joana Desport Coelho, porque continuo a ver, pelo que me chega pelos canais como o website, BIP e redes sociais, como o INESC TEC evolui, se supera e se reinventa a cada dia. O que aprendi nestes anos foi fundamental para começar tudo de novo na comunicação de uma instituição, mas agora com a “bagagem” de mais de 20 anos de experiência. Foi o melhor de dois mundos. Senti-me rejuvenescer porque o desafio é diferente, mas muitíssimo interessante. Na minha nova função asseguro todo o ciclo da comunicação, desde o planeamento e estratégia até à execução e avaliação, o que me motiva imenso e me faz continuar a aprender a cada dia.

Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?

Confesso que são as pessoas. Foram tantas as que me marcaram para sempre. Deixei verdadeiros amigos com os quais atualmente posso não falar tanto como gostaria, mas que recordo constantemente porque ficaram amigos para a vida. Não vou nomear ninguém porque felizmente são muitos! Vêm-me também à memória os momentos que fizeram história e nos quais participei. Alguns muito sérios, como as avaliações da FCT ou as visitas institucionais de alto nível, outros mais informais que estreitam os laços entre os colaboradores e nos unem num propósito comum. Uma parte de mim vai ser sempre do INESC TEC. Muitas vezes ainda hoje falo em “nós” quando me refiro ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal