As pessoas no centro da estratégia do INESC TEC

Com o início de 2024, o INESC TEC assume, ancorado num plano estratégico que concretiza as linhas orientadoras do futuro da Instituição, uma mudança significativa no seu propósito, missão e valores. 

O nosso propósito – To create a fulfilling and sustainable future through impactful science,  Technology, and innovation – passa a ser o mote do desenvolvimento da nossa atividade. Queremos assim ser uma figura central na criação de valor para o País, produzindo ciência, tecnologia e inovação com impacto na sociedade, capaz de contribuir de forma significativa para responder aos desafios que a mesma hoje enfrenta.  

Num momento em que as ferramentas de IA assumem um papel cada vez mais sonante na evolução do conhecimento, é para para mim claro que dificilmente poderão alguma vez substituir a capacidade que o humano tem de sonhar, romper, desenhar e criar, a partir do seu conhecimento, numa folha em branco. 

Assim, dependemos absolutamente do talento, criatividade, motivação e empenho das nossas pessoas, sem as quais nada acontece.  

Procuraremos por isso reforçar o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos anos, de humanizar cada vez mais a instituição, trabalhando a nossa estrutura complexa que as incorpora de forma dinâmica e proporcional ao seu estatuto (Bolseiros, Contratados e Docentes Universitários).  

Sendo atores essenciais para o sucesso, temos de ser capazes de proporcionar os meios para que cada um possa crescer e evoluir de uma forma gratificante e significativa, de acordo com as suas necessidades e ambições profissionais. 

Da atração ao desenvolvimento e formação, passando pelo recrutamento e acolhimento, pretendemos que cada um sinta que o INESC TEC é um catalisador de conhecimento, que permite elevar a sua carreira de forma vibrante, seja de forma temporária ou definitiva na organização.  

Assim, estamos a implementar um quadro adequado de gestão de pessoas para apoiar o crescimento e evolução individual, que permita percursos diferentes de desenvolvimento pessoal e profissional.  

Vamos incentivar o reforço das competências pessoais, garantindo que cada pessoa possa contribuir para a realização coletiva, ser devida e merecidamente reconhecida e recompensada. Estamos já a promover o bem-estar e o equilíbrio entre a vida profissional e familiar, apoiando em particular as responsabilidades parentais e a flexibilidade para obrigações familiares, salientando-se naturalmente a manutenção do teletrabalho e o piloto da semana de quatro dias. Estamos ainda a criar mecanismos para identificar dificuldades psicológicas ou materiais individuais, de modo a podermos oferecer apoio proativo para que possam ser superadas. Por fim, estamos também a compreender, apoiados pela Comissão para a Diversidade e Inclusão, as necessidades de pessoas diversas em termos de idade, cultura, nacionalidade, origem étnica, deficiência, orientação sexual, religião, etc., para que todos se sintam acolhidos e valorizados. 

É um trabalho difícil e exigente, mas estou seguro de que no final, iremos não só sentir que fazer parte desta família sui generis vale a pena, como estaremos ainda em melhores condições para reforçar o cumprimento do nosso propósito. 

Luís Seca, Administrador Executivo

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal