Em tempos adversos, reforçar a nossa missão como uma comunidade mais forte

Este é já o segundo ano consecutivo em que as nossas vidas ficam em suspenso, dependentes, em grande parte, do Zoom, do Teams, do Webex e de outras plataformas – talvez agora com perspetivas menos sombrias, devido à vacinação, à abertura de escolas e de restaurantes, e ao facto de conseguirmos trabalhar em formato híbrido. Embora toda a Europa, e grande parte do mundo, esteja perante uma nova vaga da pandemia, as perspetivas económicas são animadoras, e há até avanços bastante promissores em medicamentos com grande potencial para ajudar no tratamento de infeções por COVID-19.

Todo este progresso, alcançado em pouco mais de um ano e meio, foi sustentado pelas pessoas e pela ciência. E o INESC TEC é isto mesmo: pessoas e ciência. No entanto, para que pessoas e ciência possam ter um verdadeiro impacto societal, é necessário um terceiro pilar: organização. No caso do INESC TEC, esta é parte integrante do nosso modelo de gestão de ciência desde há vários anos, e algo que, sem surpresa, tem estado em destaque ao longo da pandemia.

O que temos vindo a construir juntos, e aquilo que ainda estamos a melhorar e a transformar, não é uma qualquer organização. Somos uma instituição que é capaz de influenciar e de constantemente se adaptar a um contexto em mudança, por forma a cumprir a sua missão, mesmo em circunstâncias difíceis, inquietantes e instáveis como aquelas que nos foram impostas em 2021.

Fomos, apesar de tudo, capazes de publicar em algumas das melhores revistas e de participar em algumas das melhores conferências nas nossas áreas de trabalho. Organizámos eventos importantes, como a Conferência EUCN (online), e ainda o Fórum de Outono (face2face) e o CENTRA Meeting, um evento híbrido que envolveu investigadores dos EUA, Ásia e Europa. Continuámos a trabalhar em parceria com empresas, registar patentes, licenciar tecnologia e lançar start-ups. Redobrámos esforços em termos de investigação através de contratos diretos e da participação em consórcios de projetos nacionais e europeus, elaborando, entretanto, propostas para futuras iniciativas. Procurámos investir em novos laboratórios, como a embarcação do TEC4SEA e o Laboratório da Indústria e Inovação. E fomos ainda capazes de oferecer contributos relevantes para as políticas públicas em diferentes domínios.

Com todos os seus desafios, 2021 foi um ano de crescimento sustentável, transformação e preparação para os desafios que se avizinham: os desafios do país e os desafios da sociedade são, também, os nossos desafios. Isto é especialmente verdade no caso das Agendas para a Inovação, promovidas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência que Portugal está a lançar, nas quais o INESC TEC desempenha um papel de liderança em áreas de transformação do tecido económico do país, naquela que é uma oportunidade única.

No fechar do ano, queremos partilhar convosco a nossa enorme satisfação e orgulho por tudo o que conquistámos juntos em 2021. Aqui fica, pois, o agradecimento dos membros do Conselho de Administração por tudo o que trouxeram ao INESC TEC ao longo do ano.

Tenham uma feliz época festiva, com as vossas famílias e amigos, mantenham-se em segurança, e votos de um excelente 2022 para todos. Esperamos poder vir a compensar-vos pela privação de bolo-rei e champanhe que sofremos este ano!

José Manuel Mendonça (Presidente do Conselho de Administração)

João Claro (Presidente da Comissão Executiva)

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal