INESC TEC – uma passagem ou um caminho?

Num momento em que a economia europeia procura recuperar da pandemia de COVID-19, com fortes condicionalismos causados pela guerra na Ucrânia, a aposta no crescimento alicerçado em inovação é o caminho para uma maior produtividade, através da criação de bens e serviços de valor acrescentado para a sociedade.

A inovação, em particular a de base científica, será seguramente aquela que permitirá à indústria nacional ser mais competitiva, tendo instituições como o INESC TEC um papel fundamental na criação de soluções disruptivas que incorporam esse valor acrescentado.

Para criar soluções, há um ingrediente fundamental: as pessoas. Portugal tem neste domínio um conjunto de desafios e oportunidades. Efetivamente, apesar de ter visto, no período da crise económica de 2010-2013, uma saída sem precedente de 120 mil portugueses num só ano (é preciso recuar a 1973 para encontrar valores na mesma ordem de grandeza) que ainda hoje se faz sentir, a verdade é que o país viu aumentar o número de diplomados no conjunto da população ativa, registando o INE um aumento de cerca de 200 mil diplomados no mercado de trabalho em 2021, face a 2020.

Parecem assim estar reunidas as condições para que Portugal possa fazer crescer a sua atividade económica, apoiado em recursos humanos altamente qualificados, expetativa que é reforçada com a crescente instalação no país de empresas tecnológicas (algumas delas multinacionais), dispostas a contratar muito do talento gerado pelas nossas universidades.

A verdade é que estes recursos são escassos para a oferta que agora se apresenta no país, facto que se agrava com a possibilidade de se efetuar trabalho remoto para outras empresas espalhadas pelo mundo, a partir de Portugal. Esta forma de trabalho, que proliferou com a pandemia, já deu provas do seu benefício e que veio para ficar, constituindo por isso hoje também uma opção para todos aqueles que queiram trabalhar connosco.

O INESC TEC pretende ter um papel relevante e distintivo em todo este processo de crescimento económico nacional baseado na inovação. Com o seu vasto portfólio de projetos altamente desafiantes e de grande complexidade técnica, permite aos investigadores o amadurecimento do seu conhecimento, beneficiando do contacto com alguns dos mais prestigiados e relevantes investigadores em vários domínios científicos e, ao mesmo tempo, relacionar-se com a maioria das empresas mais importantes nas nossas áreas de atuação.

A questão que se pode então levantar é: mas qual o percurso que um investigador pode ter no INESC TEC? A resposta é: vários! Para isso estamos neste momento a desenhar uma nova política de recursos humanos, que permita atrair, acolher, desenvolver e reconhecer, da melhor forma possível, todos aqueles que queiram trilhar todo o seu caminho connosco. Queremos dar em cada momento as perspetivas e condições que mais se adequam à sua vontade, desde o apoio à formação e a capacitação antes do ingresso no mundo empresarial ou na academia, até à construção de uma carreira de investigação, que se pode estender em toda a cadeia de valor do conhecimento.

Seja para fazer uma passagem ou todo um longo caminho, queremos que no final o INESC TEC seja um marco nas suas carreiras, não só pelas competências que desenvolveram, mas acima de tudo por terem feito parte de uma das mais nobres formas de contribuição para a sociedade: o conhecimento.

Luís Seca, Administrador Executivo

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal