Ideias inovadoras, ação com impacto, parcerias arrojadas: o papel do INESC TEC na construção do mundo de amanhã

As instituições bem-sucedidas caracterizam-se pela sua capacidade de adaptação a ambientes em constante mudança, pelo seu crescimento, pela sua sustentabilidade, e pela forma como asseguram o seu legado. Entre estas instituições, encontramos algumas que se destacam como líderes em termos de inovação, desempenhando papéis fundamentais nas suas respetivas áreas. O INESC TEC orgulha-se de ser uma dessas instituições, com raízes que remontam à criação do INESC no norte de Portugal, em 1985 – que evoluiu para INESC Porto, em 1998, e culminou com a formação do INESC TEC em 2015. 

Foram várias as gerações de investigadores, colaboradores e líderes dedicados que percorreram esse caminho. À medida que nos aproximamos de um grande marco – quatro décadas de existência -, o INESC TEC encontra-se num processo de transição em termos de liderança. Tal processo transporta-nos até à última grande mudança, em 2005, quando o contexto nacional de investigação e de inovação era francamente diferente. Nessa altura, o investimento do nosso país em I&D foi de apenas 0,8% do PIB, com apenas quatro investigadores por 1.000 profissionais ativos. Avançando até 2022, observamos que estes números mais do que duplicaram: 1,73% do PIB é dedicado à investigação, com 11 investigadores por 1.000 profissionais ativos na população, refletindo o crescimento e a evolução do nosso setor.  

Voltando a nossa atenção para o impacto económico da inovação, podemos avaliar este avanço com recurso à balança comercial de tecnologia como principal indicador. Em 2005, este saldo foi negativo em 200 milhões de euros, representando 0,2% do PIB. Em 2022, passou para um valor positivo superior a 2.000 milhões de euros, cerca de 0,6% do PIB. Além disso, em 2022, as exportações nacionais – um indicador da competitividade da nossa economia nos mercados internacionais – atingiram um impressionante marco de 50% do PIB, um salto significativo em relação à marca de 27% em 2005.  

O INESC TEC tem observado esta notável transformação e tem sido um agente ativo e uma instituição líder na sua efetivação. Os nossos esforços coletivos focam-se em contribuições significativas e reconhecidas para o desenvolvimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, sobretudo nas nossas áreas de atuação. Este compromisso traduziu-se em reconhecimento a nível nacional e internacional, impulsionando o nosso crescimento em termos de dimensão e impacto tangível do nosso trabalho.  

Em dezembro de 2005, a nossa equipa era composta por 260 pessoas, incluindo 78 doutorados – a maioria dos quais eram membros do corpo docente de diferentes universidades. Desde então, os nossos números e o volume do nosso financiamento anual de projetos multiplicaram-se quatro ou cinco vezes mais. Esta taxa de crescimento supera a evolução nacional em termos de ciência e de inovação no mesmo período. Passámos de grupos de investigação para uma instituição grande e complexa, graças a um modelo de gestão que facilitou a nossa adaptação, e nos guiou durante esse processo transformativo.  

Também enfrentámos diversos desafios. A crise financeira de 2008 e a pandemia de 2020 testaram a nossa resiliência, trazendo incertezas e riscos difíceis de lidar. No entanto, e tal como o nosso país, saímos destas crises uma entidade ainda mais sólida. Hoje, o INESC TEC é mais reconhecido do que nunca pelos seus contributos científicos, com elevado impacto.  

Todas as nossas conquistas foram o resultado de um trabalho conjunto – o esforço coletivo de mais de 1.000 pessoas incansáveis, criativas e solidárias. Cada pessoa transporta em si energias e sonhos singulares, ajudando-nos a atingir objetivos comuns e a avançar cada vez mais.  

À medida que este ano termina (estamos ansiosos pelo próximo), há muita coisas das quais nos podemos orgulhar. A nossa participação cada vez mais relevante no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é uma prova da nossa vontade em implementar mudanças transformadoras em vários setores. As nossas ambições em termos de participação no PRR não se baseiam apenas no crescimento – uma vez que o crescimento já não é suficiente –, mas sim em causar um impacto significativo e tangível em várias áreas. Juntamente com os nossos parceiros, as nossas equipas estão determinadas a concretizar soluções inovadoras, redefinindo os padrões e as práticas da indústria, e promovendo a transformação industrial. Pretendemos alavancar a nossa experiência e as nossas parcerias, de forma a promover a ciência e a tecnologia como veículos de impacto económico e social.  

À medida que a nossa participação no PRR avança, aumenta também a importância de renovar os nossos compromissos. Torna-se crucial explorar ao máximo as sinergias entre as oportunidades do PRR e os nossos esforços continuados. Este tipo de colaboração é fundamental para fortalecer a nossa presença na Europa, melhorar os nossos serviços de I&D e expandir a nossa capacidade de transferência de tecnologia. Mais ainda: serve para reforçar o nosso desejo de contribuir significativamente para a sociedade portuguesa através da ciência. Esta oportunidade única não é apenas uma responsabilidade, mas sim uma oportunidade para reforçar o papel crucial da ciência na construção do futuro do nosso país.  

O nosso crescimento significativo em termos de projetos europeus também confirma uma mudança fundamental no nosso panorama operacional. Estas iniciativas internacionais e europeias assumem-se, cada vez mais, como o nosso habitat natural — a nossa casa. Não só refletem a nossa influência global em termos de expansão, mas também o nosso compromisso: estar na vanguarda da investigação e da inovação a nível internacional.  

Assim, gostaríamos de vos agradecer. Os vossos sonhos, o vosso espírito implacável, e as vossas mentes inovadoras fazem do INESC TEC uma entidade líder no setor. Confiámos inteiramente na capacidade de quem irá liderar o INESC TEC no futuro, e saudamos a sua dedicação. Uma mensagem especial para os membros mais jovens da nossa comunidade: acreditem que a vossa voz é ouvida, e valorizada; as vossas iniciativas são apreciadas, e os vossos esforços estão a ter um impacto concreto. Vocês são a força motriz do nosso futuro, e desempenham um papel crucial para ajudar o INESC TEC a moldar o mundo de amanhã.  

Umas Boas Festas para todos, e um brinde a um ótimo e próspero ano de 2024! 

José Manuel Mendonça (Presidente do Conselho de Administração)

João Claro (Vice-Presidente e Presidente da Comissão Executiva)

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal