Ana Filipa Sequeira, Ana Maria Rebelo, Gilberto Bernardes Almeida, Hélder Martins Fontes e Nuno Paulino (CTM)

Ana Filipa Sequeira, Ana Maria Rebelo, Gilberto Bernardes Almeida, Hélder Martins Fontes e Nuno Paulino (CTM)

“A coordenação do CTM gostaria de nomear a Comissão Organizadora dos Estágios de Verão CTM 2021: Ana Filipa Sequeira, Ana Maria Rebelo, Gilberto Bernardes Almeida, Hélder Martins Fontes e Nuno Paulino. O formato da edição de 2021 da iniciativa Estágios de Verão no CTM voltou a ser adaptada às condições adversas impostas pela pandemia. Esta organização incorporou melhorias sugeridas pelos participantes de edições anteriores e começou a organizar a imagem e memória do evento num website. Felicitamos a Comissão Organizadora pela capacidade de envolver o Centro neste desafio, que apresentou um número significativo de propostas, e pela forte divulgação junto dos estudantes, tendo resultado num número expressivo de candidaturas. Esta ação continua a ser fundamental para atingirmos os nossos objetivos de promoção do Centro e do INESC TEC. Finalmente, um forte agradecimento aos colegas responsáveis pelas propostas de projetos de verão, pelo acompanhamento dos trabalhos e pela avaliação e reconhecimento do mérito no convívio final”. *

– Coordenação do CTM

Tendo em conta o contexto atual, quais foram os principais desafios para a equipa na organização do evento?

De facto, no contexto de pandemia em que temos vivido, deparámo-nos com constrangimentos a alguns níveis. Os principais desafios foram motivar e articular a equipa da organização e os orientadores dos estágios e, acima de tudo, conseguir adesão por parte dos estagiários. De resto, não sentimos dificuldades extremas que impactassem negativamente a organização dos estágios de verão CTM 2021.

Como os superaram?

É preciso referir que, em 2020, os estágios já decorreram de forma remota; assim, em 2021, tínhamos apenas de repetir o sucesso da edição anterior. Contámos com a participação de “repetentes” na organização, como eu e o Hélder Fontes, e com o entusiasmo dos colegas que se juntaram pela primeira vez, a Ana Rebelo, o Gilberto Bernardes e o Nuno Paulino, e o grupo organizou-se rápida e eficientemente. Também por outro lado, sentimos sempre apoio e acompanhamento por parte dos coordenadores do CTM, pese embora a situação de distanciamento físico.

A concretização bem-sucedida desta edição prende-se, na minha opinião, com três fatores: i) o trabalho em equipa e o planeamento atempado, como vem sendo hábito; ii) a colaboração dos proponentes de temas, sem os quais os estágios não aconteciam; e por fim iii) o entusiasmo dos estagiários, que se candidataram em força e trabalharam durante as cinco semanas para aprender e evoluir ultrapassando a barreira da distância.

Qual a importância deste tipo de iniciativas para o INESC TEC?

Na nossa opinião, a importância dos estágios de verão do CTM é grande, não só globalmente para o INESC TEC como, em particular, para o CTM e os seus grupos de trabalho. A organização dos estágios surgiu de forma natural como estratégia para captarmos cada vez mais e melhores investigadores, ao apelarmos a alunos das várias instituições de ensino do contexto em que o INESC TEC está inserido.

Tendo estado envolvida nas três edições dos estágios de verão do CTM, noto um crescente interesse por parte dos alunos e uma maior diversidade de temas propostos em termos de áreas de trabalho envolvidas. Alcançámos em 2021 um número record de 80 candidaturas e 39 estagiários selecionados. Estes dois aspetos são, sem dúvida, a maior prova da relevância desta iniciativa.

E por fim, ao longo das três edições desta iniciativa, a experiência foi muito compensadora pelo retorno que recebemos dos participantes e de todos os envolvidos.

Como comentam esta nomeação?

O meu comentário em particular é de gratidão pelo reconhecimento do esforço que fizemos e de convicção na capacidade de superação de obstáculos quando se trabalha com uma boa equipa. E sei que os meus parceiros de organização partilham o mesmo sentimento.

Este é um verdadeiro trabalho de equipa, que vai para além da comissão organizadora e engloba também a coordenação do CTM, os líderes das várias áreas e muito em especial todos os proponentes de temas.

*foi escolhida como porta-voz da equipa a investigadora Ana Filipa Sequeira.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal