Nuno Faria (HASLab), Manuel Ricardo, Filipe B. Teixeira, Joana Tavares, Maria Teresa Andrade e Pedro Neto (CTM)

Nuno Faria (HASLab)

“O Nuno juntou-se ao INESC TEC há dois anos como investigador, após terminar a sua dissertação de mestrado; a sua atividade tem sido fundamental para o projeto AIDA, que termina em junho de 2023. Nomeadamente, o Nuno é o primeiro autor e principal obreiro de dois artigos publicados em maio de 2023 em conferências de topo (SIGMOD e VLDB) que resumem algumas das principais contribuições do HASLab para este projeto. Além disso, o Nuno tem sempre a disponibilidade, os conhecimentos e o empenho para colaborar em diversas outras atividades de investigação e desenvolvimento, sendo também por isso um elemento extraordinário da nossa equipa”.

– coordenação do HASLab

O Nuno tem vindo a trabalhar no projeto AIDA. Quais as principais atividades que tem desenvolvido?

O meu trabalho foca-se na investigação de soluções de gestão de dados, no desenvolvimento e no deployment de software.

Recentemente, publicou dois artigos nas conferências SIGMOD e VLDB. Qual foi o âmbito de investigação dos artigos e quais foram as principais conclusões?

No que diz respeito à conferência SIGMOD, o artigo publicado incidiu sobre formas para reduzir o impacto de conflitos transacionais em bases de dados. Quando à VLDB, o artigo apresentado focou-se na execução de cargas operacionais e analíticas concorrentemente no mesmo sistema, com elevado desempenho.

Do que mais gosta no seu trabalho?

Da liberdade para investigar e para desenvolver soluções interessantes.

Como comenta esta nomeação?

Estou bastante agradecido.

Manuel Ricardo, Filipe B. Teixeira, Joana Tavares, Maria Teresa Andrade e Pedro Neto (CTM)

“A Coordenação do CTM gostaria de propor para os Extraordinário a comissão organizadora do Open Day CTM 2023, composta pelos investigadores Manuel Ricardo, Filipe Borges Teixeira,  Joana Tavares, Maria Teresa Andrade e Pedro Neto. A comissão organizadora teve um empenho e dedicação extraordinários na organização de mais uma edição de um dos eventos anuais de referência do CTM. Este foi mais um grande momento de afirmação do CTM junto das empresas, dos pares e dos estudantes, através de um programa muito rico em torno do tema da convergência entre as telecomunicações do futuro e a perceção de máquina, que incluiu uma apresentação convidada de um dos investigadores de referência na área, um painel que discutiu o tema sob diferentes perspetivas e um conjunto de demonstradores que evidenciaram a investigação de vanguarda desenvolvida no CTM nestas áreas. O sucesso alcançado em mais uma edição do CTM Open Day contribuirá com certeza para mais parcerias com empresas e demais entidades externas, bem como para a captação de novos talentos que possam integrar as nossas equipas de investigação. Muitos parabéns a toda a equipa!”

– coordenação do CTM

A edição do Open Day do CTM de 2023 foi dedicada à temática da convergência entre as telecomunicações do futuro e a perceção de máquina. Como surgiu a escolha deste tema?

O tema do Open Day foi escolhido pela equipa organizadora do evento e teve como objetivo um tema atual, transversal e estratégico para o Centro, permitindo uma sinergia entre os projetos em curso, as várias linhas de investigação, e as áreas de relevância para os nossos parceiros. Para além disso, permitiu dar aos estudantes uma visão a médio-longo prazo, importante para cativar o interesse na área de investigação científica. A escolha surgiu naturalmente, com base quer na visão e estratégia do CTM, quer no trabalho que que tem vindo a decorrer nos últimos anos, e naquele que decorre atualmente – enquadrado em vários projetos de investigação.

De que forma é que o evento promoveu, por um lado, o debate sobre esta temática e, por outro, o trabalho que o INESC TEC tem vindo a desenvolver na área?

O evento contou com a participação de Mário Campolargo, Secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa, e de Ivan Seskar, Chief Technologist & Director do WINLAB, na Rutgers University (Nova Iorque) – que nos deram uma visão abrangente acerca deste tema. Foi ainda promovido um painel, moderado por Arlindo Oliveira, do INESC e do IST-UL, e uma sessão de demonstradores, permitindo fazer a ponte para o trabalho que o INESC TEC tem desenvolvido e as perspetivas para os próximos anos nesta área.

O que mais vos desafiou na organização deste Open Day?

O regresso aos eventos presenciais acarreta desafios à participação de empresas e parceiros de diferentes pontos do país. Por outro lado, o evento foi organizado numa fase desafiante em termos profissionais e pessoais da equipa, com vários compromissos da instituição a decorrer em paralelo. Para o sucesso do evento, gostaria de mencionar a dedicação e o empenho da Lídia Vilas Boas e da Catarina Carvalho, que nos permitiram superar alguns desses desafios e foram essenciais para o sucesso do evento, tanto na sua fase de preparação, como de execução.

Como comentam esta nomeação?

Gostaríamos de agradecer à coordenação do CTM pela nomeação. O Open Day CTM é um evento de grande importância na afirmação do Centro e dos seus investigadores aos nossos pares, empresas e estudantes, pelo que o reconhecimento e a aposta neste formato mostra uma aposta no futuro. Além disso, reconhecer a importância da organização deste evento é mais um factor que vem contribuir para a divulgação do trabalho do CTM e para evidenciar, no seio da comunidade do INESC TEC, a importância de organizar este tipo de eventos, que divulgam a investigação que é feita no INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal