Tiago Gonçalves (CTM)

Tiago Gonçalves (CTM)

“A Coordenação do CTM propõe para ‘Extraordinário’ o investigador Tiago Gonçalves. O Tiago tem-se revelado um investigador de um profissionalismo e motivação exemplares, nas diversas atividades em que tem colaborado, em paralelo com o desenvolvimento do seu trabalho de doutoramento. Nas várias atividades em que se envolve, o Tiago demonstra sempre um nível de maturidade e qualidade ímpares, destacando-se a participação na organização de eventos científicos, na organização de atividades internas do CTM, bem como no acompanhamento de estagiários e estudantes de mestrado, e no apoio a projetos de investigação. Durante o mês de abril, no âmbito do projeto CINDERELLA, numa fase em que o projeto caminha para o início do ensaio clínico, foi especialmente notória a qualidade do trabalho realizado pelo Tiago, quer na execução das várias tarefas técnicas associadas ao projeto, quer na tarefa de interação com os parceiros clínicos, fundamental na fase atual do projeto, onde o Tiago assume um papel preponderante”.

– Coordenação do CTM

O Tiago encontra-se envolvido no projeto CINDERELLA, que caminha, atualmente, para o início do ensaio clínico. Que trabalho está a ser desenvolvido no âmbito deste projeto? Já se pode adiantar algo sobre o ensaio clínico?

O INESC TEC é um dos parceiros tecnológicos do projeto. O nosso trabalho foca-se essencialmente no desenvolvimento de tecnologias e de aplicações que têm como objetivo facilitar a vida da comunidade clínica no âmbito do acompanhamento e serviços prestados às pacientes diagnosticadas com cancro da mama. Atualmente, graças ao diagnóstico atempado e às técnicas de tratamento atuais, a taxa de sobrevivência das pacientes é elevada. Assim sendo, é relevante pensar no resultado estético dos tratamentos e na forma como esse resultado irá ter impacto na qualidade de vida dessas pessoas. Nesse sentido, a ideia deste projeto é perceber se a tecnologia pode apoiar o trabalho da comunidade clínica no âmbito da explicação e disseminação de informação e ajudar as pacientes a tomarem decisões mais informadas e com maior sensibilidade. Estamos, por isso, a desenvolver tecnologias de inteligência artificial que ajudarão as pacientes a perceber como será o impacto de determinado tipo de cirurgia e/ou tratamento e os seus resultados estéticos, derivados desses tratamentos, nos seus corpos. Para a comunidade clínica, acaba por ser mais uma ferramenta que poderá contribuir para o aumento da eficiência do seu trabalho. Idealmente, trata-se de uma situação em que toda a gente ganha.

Serão envolvidos parceiros clínicos; qual é a importância de envolver representantes do setor no desenvolvimento de projetos como o CINDERELLA?

O envolvimento de parceiros clínicos num projeto de investigação focado no desenvolvimento de tecnologias para a saúde é o arquétipo de investigação para qualquer pessoa que dedique o seu trabalho à procura de soluções para os desafios que fazem parte do quotidiano da comunidade clínica. Assim, envolver essa comunidade nas discussões, perceber os seus problemas e, numa abordagem de cocriação, desenvolver soluções que sejam adequadas às suas necessidades, é de extrema importância e contribuirá para o sucesso do desenvolvimento das tecnologias desenvolvidas, bem como, para a sua adoção pela comunidade clínica e, idealmente, para a sua transferência para o mercado, criando, na minha opinião, um maior e melhor impacto na Sociedade.

Do que mais gosta no seu trabalho?

De uma perspetiva muito pessoal, existem, essencialmente, duas coisas que me fazem continuar fascinado e motivado para fazer investigação. Em primeiro lugar, a diversidade de perguntas por responder e todos os desafios científicos a elas associados, que nos permitem, diariamente, manter a nossa procura contínua por respostas e desenvolver a nossa criatividade para a criação de soluções inteligentes para as resolver. Em segundo lugar, a possibilidade de interagir com pessoas muito diferentes, do ponto de vista de formação científica e contexto socioeconómico e cultural, permitindo-nos, assim, sair das nossas zonas de conforto e das realidades que conhecemos, e, também, expandir os nossos horizontes e ter uma perceção mais informada do Mundo (e Sociedade) em que vivemos.

Como comenta esta nomeação?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Coordenação do CTM pelo reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido, que culminaram nesta nomeação; espero continuar a desenvolver projetos e atividades que continuem a corresponder às expectativas do Centro e que mantenham iguais ou melhores padrões de qualidade. Em segundo lugar, ainda que seja individual, creio que esta nomeação só é possível graças às pessoas incríveis com quem tenho o privilégio de interagir e colaborar e, portanto, deixo uma palavra de apreço e estima pelas pessoas que supervisionam e orientam o meu trabalho, pelas pessoas com quem desenvolvo trabalho e atividades e pelas pessoas que confiaram em mim para lhes guiar e supervisionar os seus trabalhos de Licenciatura ou Mestrado: esta nomeação é igualmente vossa. Obrigado.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal