10 investigadores INESC TEC entre os mais influentes a nível mundial

Uma dezena de investigadores do INESC TEC está entre os mais citados a nível mundial, situando-se nos 2% melhores nas respetivas áreas, de acordo com um ranking elaborado por investigadores da Universidade de Stanford (Estados Unidos da América), publicado no final de 2020.

A lista inclui 160 mil investigadores, de 149 países, em 22 disciplinas científicas e 176 subdisciplinas. Destes, 385 são filiados em instituições portuguesas, 10 dos quais desenvolvem investigação no INESC TEC, nas áreas de energia, optoelectrónica e fotónica, hardware e arquitetura de computadores, inteligência artificial e processamento de imagem.

Entre estes 10 investigadores, o que aparece melhor posicionado no ranking é João Gama, investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), na posição 34.157.

Tabela com os investigadores do INESC TEC que constam na lista da Universidade de Stanford, ordenada alfabeticamente

O ranking, publicado no artigo “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (Ioannidis, J.P.A., Baas, J., Boyack, K.W.), disponível na Public Library of Science Biology (PLOS Biology) baseia-se  em métricas de citação padronizadas mais precisas (a partir da Scopus, a maior base de dados online de resumos e citações da literatura revista pelos pares), permitindo avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no avanço do conhecimento científico. A seleção deriva de uma análise exaustiva de dados de investigação desde a década de 1990 a 2019.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo às seguintes instituições: INESC TEC, UP-FEUP, UP-FEP e UP-FCUP.

 

 

 

 

 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal