INESC TEC concluiu o maior projeto de I&D no setor dos media em Portugal

O projeto CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content, o maior projeto nacional de I&D na área dos media, terminou no passado dia 31 de dezembro de 2020. O projeto contou com 10 pilotos, estando o INESC TEC envolvido, entre outros, no subprojecto Ecossistema de produção e distribuição de televisão, centrada no consumidor, num ambiente cloud e com recurso a contributos descentralizados.

Este projeto piloto visou criar uma plataforma de apoio à contribuição, produção, gestão e distribuição de conteúdos, possibilitando a produção de programas para as diferentes plataformas de distribuição, incluindo os canais de TV e os meios online.

Mais precisamente, uma equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), constituída por Paula Viana (liderança científica), Luís Vilaça e Pedro Carvalho, desenvolveu ferramentas colocadas para teste no Porto Canal, nomeadamente soluções de anotação de conteúdos, a integrar no workflow de produção e gestão de conteúdos da estação de televisão. A solução desenvolvida utiliza técnicas de visão por computador e inteligência artificial que permitem a identificação de personalidades em peças de vídeo, e o acesso direto ao momento (timecode) em que estas aparecem, contribuindo assim para uma melhoria da capacidade de pesquisa nos arquivos.

Esta tecnologia garante uma reutilização eficiente dos conteúdos em arquivo e a consequente redução de custos para os operadores, podendo os profissionais do setor aceder e reutilizar conteúdo para produção de novas peças televisivas. Além disso, esta solução torna mais eficiente a pesquisa efetuada pelos utilizadores comuns nas plataformas online de um determinado canal de televisão.

Solução desenvolvida permite identificar personalidades, bem como o tempo exato em que aparecem no ecrã (Porto Canal)

“Os resultados deste projeto podem ter um impacto concreto na gestão e operação de uma estação de televisão, ou de outro qualquer detentor de conteúdos em que a identificação de pessoas seja relevante. Para além desta aplicação concreta na área dos arquivos de audiovisual, identificamos várias outras áreas onde a solução pode trazer vantagens claras. Um exemplo é o da análise do potencial impacto que uma pessoa pode ter (na política, na sociedade, etc.), através da análise automática do seu tempo de antena em emissões televisivas. Ao disponibilizar uma solução de baixo custo computacional, garante-se que esta pode ser facilmente instalada e utilizada em equipamento disponível na maior parte das instituições e empresas”, referiu Paula Viana.

O projeto CHIC, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento de um conjunto de produtos, serviços e sistemas, com base em plataformas abertas e interoperáveis, no sentido de criar uma verdadeira fileira nacional nesta área, contou com 28 parceiros, distribuídos pelos diferentes subprojectos.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao IPP-ISEP, à UP-FEUP e ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal