A história de oito mulheres que conquistaram o desconhecido – assim foi a sessão promovida pelo INESC TEC no Glex Summit

Sob a coordenação científica de Ana Pires, investigadora do INESC TEC, o evento SOE’24 – Space, Ocean, and Earth Insights – voltou, em 2024, ao palco do Glex Summit, a maior cimeira do mundo na área da exploração espacial. Este ano, o SOE teve como tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”, desafiando oito mulheres a partilhar as suas histórias e a forma como, cada uma na sua atividade, tem conquistado o desconhecido.

Ana Pires, Yvette Gonzalez, Nicole Mann, Beatriz Flamini, Tess Caswell, Sabrina Thompson, Kirstin Schulz, Fatma Kaplan. Estes são os nomes das oito mulheres que, no palco do Glex Summit, partilharam a forma como têm, ao longo das suas vidas, partido à descoberta do Espaço, do Oceano e da Terra, contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia, em cada uma das suas áreas de trabalho.

“Este ano, o tema do SOE foi sobre o papel das mulheres na exploração e a maneira como têm vindo a contribuir de forma significativa para a ciência e a tecnologia, moldando a nossa compreensão do Universo e impulsionando a inovação em todos os domínios. Reunimos um grupo de mulheres extraordinárias, com histórias absolutamente inspiradoras”, refere Ana Pires.

Com carreiras e ocupações diversas, desde a astronomia à biologia marinha, passando pela engenharia ou pelos desportos extremos, as oradoras deram a conhecer os seus percursos. Os participantes da sessão puderam ouvir, por exemplo, a história da primeira mulher indígena a viajar para o espaço (Nicole Mann), a experiência de passar 500 dias numa gruta (Beatriz Flamini), a ida numa expedição ao Polo Norte (Kirstin Schulz), o desenvolvimento de fatos de voo inovadoras e inclusivos para uso no Espaço e na Terra (Sabrina Thompson), ou um trabalho de investigação com nemátodes numa estação espacial internacional (Fatma Kaplan).

Houve ainda tempo para a partilha de histórias sobre missões análogas, nomeadamente, a preparação da missão Artemis da NASA (Tess Caswell), e a Missão CAMões, a primeira missão análoga portuguesa, que aconteceu no final de 2023, na gruta do Natal, na ilha Terceira, nos Açores, e que foi liderada pelo INESC TEC. Sobre a CAMões, foi ainda entregue, durante a sessão, o prémio ao vencedor – Gonçalo Ricarte – da competição de design de emblemas educacionais para estudantes dos 3 aos 17 anos, que decorreu no âmbito desta missão.

“Este evento foi um excelente momento de partilha de pessoas que têm vindo a contribuir continuamente para a busca do conhecimento e para a criação de um futuro em que a ciência e a exploração, seja da Terra, seja do Espaço ou do Oceano, não conhecem fronteiras”, conclui a investigadora. Durante a sua apresentação, Ana Pires enfatizou o empoderamento das mulheres na Ciência, e a capacitação de nações emergentes espaciais, como Portugal, na ascensão da indústria espacial.

A edição de 2024 do SOE ainda incluiu uma experiência sensorial na Gruta do Algar do Carvão, na Ilha Terceira, com poemas de Yvette Gonzalez, acompanhada pela música de Ana Pires e o Coro Padre Tomás de Borba da Academia Musical da Ilha Terceira (AMIT). Foi inaugurada também uma exposição fotográfica permanente de Mara Leite e Marc Bluhm sobre a missão CAMões intitulada ““Unveiling the Depths: Photographic Odyssey of a Cave Lunar Analog Mission”, patente na sede da Associação Os Montanheiros em Angra do Heroísmo, com o apoio do INESCTEC e GLEX.

O Glex Summit – Global Exploration Summit – decorreu entre os dias 18 e 19 de junho em Angra do Heroísmo, Açores. No dia 15 de junho, a cidade do Porto acolheu a GLEX Ignition Session.

*Fotos de Mara Leite e Marc Bluhm

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal