Aplicações móveis desenvolvidas no INESC TEC distinguidas pela Exame Informática

As aplicações STAYAWAY COVID e Psicovida, ambas desenvolvidas por investigadores do INESC TEC, receberam uma menção honrosa na categoria Aplicação do ano, dos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática.

Nesta categoria, a vencedora foi a aplicação Dabox. Os prémios existem há mais de uma década e são compostos por nove categorias, designadamente Marca Nacional, Marca Internacional, Produto do ano, Fabricante de computadores. Os Melhores do Portugal Tecnológico têm como missão amplificar a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica que se faz no nosso país.

Todos os prémios atribuídos são da responsabilidade da equipa editorial da Exame Informática, exceto o prémio “Personalidade” que é definido por um júri convidado.

Este ano, devido à pandemia, a cerimónia de entrega dos prémios decorreu online, no dia 18 de novembro, nos sites da Exame Informática e VISÃO.

A STAYAWAY COVID foi lançada em setembro e conta atualmente com mais de 2.5 milhões de downloads.

STAYAWAY COVID, a app de rastreio de contactos

A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android, que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada utilizador seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. A aplicação, lançada em setembro, conta atualmente com mais de 2.6 milhões de downloads. É de utilização voluntária e gratuita.

Foi desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider, com a colaboração do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), e promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030.

Psicovida, a app que oferece apoio psicológico

A Psicovida coloca utentes a falar diretamente com psicólogos.

A Psicovida tem como missão apoiar a comunidade nacional, ao assegurar o acesso equitativo e gratuito de intervenção psicológica no atual cenário da pandemia. Trata-se de uma aplicação móvel que coloca utentes a falar diretamente com psicólogos credenciados, através de videochamada, e que disponibiliza também diversas estratégias de autoajuda.

Foi desenvolvida pela Outsystems, INESC TEC e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho).

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal