Arrancou projeto para aprofundar o conhecimento do INESC TEC nos domínios da robótica

O objetivo do projeto é solidificar conhecimento na área da robótica e promover laços de cooperação entre o INESC TEC e outras instituições de investigação europeias com experiência nesse domínio.

Chama-se DEEPFIELD o projeto que envolve o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, com o intuito de fazer do instituto um dos centros de investigação de referência na área da robótica, assim como contribuir para o desenvolvimento de soluções robóticas capazes de resolver problemas da vida real, com o mínimo de intervenção humana.

Para isso, até setembro 2022, o CRAS beneficiará da interação com quatro instituições europeias de investigação, com experiência consolidada na área da robótica. A reunião de arranque do projeto teve lugar no dia 11 de outubro, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Robótica e Deep Learning

O mercado da robótica assiste a um crescimento exponencial, motivado pela necessidade de robôs para realizar tarefas cada vez mais complexas. Neste contexto de desenvolvimento científico, a abordagem do chamado Deep learning tem assumido um papel de destaque.  Deep learning é uma subcategoria de Machine Learning (aprendizagem da máquina) endereçando aprendizagem com o uso de redes neuronais com elevado número de camadas. Este projeto pretende aliar as mais recentes técnicas de aprendizagem com a sua aplicação em situações reais com robôs autónomos endereçando problemas de percepção, navegação e planeamento.

O INESC TEC tem desenvolvido trabalho na área da economia do mar (monitorização ambiental, pescas e aquacultura), e da indústria (minas, oil & gas e segurança/defesa). Com o projeto DEEPFIELD, financiado pela União Europeia, espera-se que possa aprofundar conhecimento em Deep learning, através de várias atividades de partilha de experiências entre as instituições envolvidas, como sejam ações de formação, workshops, escolas de verão, entre outras.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal