Bolsas Huawei: INESC TEC com quatro investigadores premiados

São estudantes com diferentes cursos, trajetórias e graus académicos, mas todos a trabalhar em projetos com o mesmo esforço e dedicação. Carlos Ferreira, Cristiano Patrício, Joana Rocha e Maria Leite são os investigadores do INESC TEC distinguidos pela Huawei, na segunda edição do seu Programa de Bolsas. Os selecionados foram brindados com um suporte financeiro de 5000 euros.

 

Carlos Ferreira está a frequentar o 4.º ano do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e desempenha o cargo de Business Developer do TEC4Health, no INESC TEC. Na sua tese, está a explorar vias de colaboração entre radiologistas e ferramentas automáticas para melhorar o diagnóstico e gestão do cancro pulmonar e, embora não vá utilizar o valor da bolsa neste projeto, acredita que será um ajuda essencial. “O valor da bolsa será canalizado para capacitação profissional, permitindo adquirir competências mais ligadas à gestão e de negócio. Sinto particularmente gratificação pelo mérito extracurricular ser reconhecido”, adianta.

No mesmo programa doutoral está inscrita Joana Rocha e o seu trabalho de investigação está inserido no projeto Transparent Artificial Medical Intelligence (TAMI), que tem como objetivo tornar o diagnóstico médico mais claro e confiável, através de inteligência artificial. “A bolsa será excelente para promover a divulgação científica do meu trabalho, e financiar as minhas idas a conferências, agora que me começo a aproximar da reta final. É maravilhoso ver o meu trabalho e esforço reconhecidos. Acho importantíssimo este tipo de iniciativas para motivar os estudantes e investigadores a continuarem os seus percursos, e acima de tudo para valorizar o talento nacional”, refere Joana.

Estudante de Doutoramento em Engenharia Informática na Universidade da Beira Interior, Cristiano Patrício está a investigar soluções baseadas em algoritmos de Inteligência Artificial Explicável (XAI) para o apoio ao diagnóstico de doenças através da análise de imagens médicas. Esta bolsa irá permitir a aquisição de mais recursos computacionais, de forma a acelerar o processamento dos dados e a obtenção de resultados. Cristiano está orgulhoso e admite que a nível profissional, há ainda mais motivação: “É uma responsabilidade acrescida ter sido galardoado com este prémio, colocando a fasquia ainda mais alto”.

Maria Leite está no 1.º ano do mestrado de Ciência de Dados na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e está a trabalhar no INESC TEC no projeto SigiPro. Feliz pelo reconhecimento do seu empenho académico e extracurricular, já tem em vista a utilização da bolsa no seu futuro. “A bolsa não vai interferir diretamente nas investigações que estou a fazer, mas sim no apoio de um curso no linguístico no estrangeiro que terá um importante impacto no meu desempenho profissional”, esclarece.

A segunda edição do Programa de Bolsas da Huawei Portugal reuniu um total de 5306 inscrições de estudantes provenientes de todo o território nacional – cerca de 80% mais do que o número registado na primeira edição deste programa, em 2021/2022. O Programa de Bolsas Huawei representa um investimento anual de 250 mil euros.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à FCT e ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal