Capacitar a engenharia do futuro: A viagem de descoberta ao INESC TEC

De 19 a 21 de março, o INESC TEC abriu a casa a mais de 110 alunos do ensino secundário de todos os cantos do país, despertando a sua curiosidade sobre o quotidiano da vida de engenheiro. No âmbito da Semana da Profissão: Engenharia (SPE), organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), os participantes percorreram os enredos da energia, da robótica industrial e da robótica marítima.

 

A SPE tem como objetivo orientar os estudantes nas suas escolhas de formação superior através de dias abertos no campus da FEUP. O INESC TEC contribuiu com a organização de atividades especializadas nos seus laboratórios. 

No Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, os estudantes perderam-se pelo mundo da “Eficiência energética e veículos elétricos”, desvendando os mistérios da inovação tecnológica destinada a gerir os recursos energéticos de forma sustentável. Entretanto, no laboratório de Robótica e Internet das Coisas (IoT) para a Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente da instituição, os alunos maravilharam-se com o casamento entre a investigação e a aplicação prática, explorando soluções que vão da indústria à agro-floresta. Da eletrónica à inteligência artificial, absorveram o mundo onde a criatividade se encontra com a tecnologia, pondo as mãos na massa com plataformas robóticas sob a orientação dos investigadores INESC TEC. Entre as demonstrações, houve o aparecimento inesperado de um quadrúpede robótico, mostrando avanços de ponta na tecnologia robótica. 

 

 

Mas a aventura não ficou por aqui. No laboratório de Robótica e de Sistemas Autónomos do INESC TEC explorou-se a “Presença sustentável no mar”, através de uma visão cativante da exploração marítima e permitindo aos alunos assumirem o comando de robôs subaquáticos. 

 

 

No meio de tanta atividade, o INESC TEC foi um polo de aprendizagem e descoberta. A SPE revelou ser não apenas um evento, mas uma experiência imersiva que juntou alunos e professores numa viagem pela ciência.  

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal