Colaborador do INESC TEC é European IP Helpdesk Ambassador

Daniel Vasconcelos, responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC, é o novo embaixador da European IP Helpdesk, em Portugal. Este serviço gratuito tem como objetivo divulgar e aconselhar as  Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas na gestão de propriedade intelectual (PI). É o único embaixador em Portugal.

A candidatura do responsável do SAL resulta do seu apoio ao INESC TEC e ao consórcio do projeto Enterprise Europe Network (EEN), onde é Advisory Expert, no domínio da Gestão da Tecnologia e da Propriedade Intelectual.

“É com enorme prazer que assumo estas funções numa área que me é tão cara – a Propriedade Intelectual. No INESC TEC, contactamos diariamente com estas matérias e conhecemos as dificuldades que as entidades mais pequenas, sem acesso a gabinetes de transferência de tecnologia/conhecimento, sentem. As novas funções de IP Ambassador personificam a experiência e reconhecimento que o INESC TEC já tem nesta área, partilhando-a com o ecossistema local”, afirma Daniel Vasconcelos, também Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Enquanto embaixador da European IP Helpdesk, Daniel Vasconcelos vai ajudar as PME nacionais a transformarem o seu conhecimento em vantagens competitivas que lhes permitam melhorar o seu posicionamento nos mercados internacionais. Além da promoção de sessões e materiais de treino e esclarecimento sobre a Propriedade Intelectual em diferentes contextos, como projetos europeus, haverá espaço para organização de eventos de networking e aconselhamento personalizado. “Estou certo que vão  surgir casos interessantíssimos, desafiando-me e impelindo-me a procurar novas soluções e conhecimento junto dos meus congéneres europeus. As PME portugueses têm assim à sua disposição um serviço gratuito e de fácil acesso, ajudando-as numa área tão importante para a sua estratégia”, acrescenta o recente European IP Helpdesk Ambassador.

Candidatura no âmbito da Enterprise Europe Network

O INESC TEC é membro do consórcio Português da Enterprise Europe Network desde 2015 e ponto de contacto nacional nas temáticas de I&D, tecnologia, engenharia e inovação. Em particular, a Enterprise Europe Network lançada em 2008 pela Comissão Europeia, oferece serviços de aconselhamento personalizado, em particular a PME com perfil inovador e internacionalizável, prestados por mais de 600 organizações em mais de 60 países, europeus e não-europeus.

Segundo Daniel Vasconcelos, o sucesso da candidatura deve-se também ao apoio de Alexandra Xavier e Cristina Barbosa – investigadoras do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC e membros da EEN-Portugal – e do líder do consórcio nacional da EEN – Portugal, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

Daniel Vasconcelos tem agora a responsabilidade de continuar o extenso trabalho da antiga responsável do SAL, Catarina Maia, a embaixadora para Portugal desde julho de 2017 a junho 2020.

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal