Como o INESC TEC está a contribuir para a descarbonização da Ilha da Madeira

Com a crescente utilização de energia verde a nível global torna-se fundamental utilizar novos sistemas de armazenamento de energia. É, nesse sentido, que o INESC TEC vai colaborar no desenvolvimento de duas ferramentas num piloto na ilha da Madeira, que combinam o armazenamento hidroelétrico com bombagem e baterias. O trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto europeu i-STENTORE.

 

O i-STENTORE (innovative energy Storage TEchNologies TOwards increased Renewables integration and Efficient operation) vai analisar a integração de diversas soluções de armazenamento e as suas potenciais combinações em vários contextos (mobilidade, agricultura, indústria, doméstico, aquecimento, entre outros), e em diferentes períodos. O objetivo final é que a utilização destas soluções polivalentes (autónomas e híbridas) contribuam para uma gestão mais eficiente e para aumentar a fiabilidade do sistema elétrico.

As atividades do projeto centrar-se-ão na satisfação de necessidades reais e desafios existentes, envolvendo diferentes intervenientes na cadeia de valor do armazenamento de energia. Dessa forma, serão estabelecidos cinco demonstradores (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia e Luxemburgo) e um Living Lab (Grécia), testando sistemas de armazenamento inovadores para avaliar o potencial de escalabilidade e replicação dos resultados. No caso português, o demonstrador – um sistema híbrido que combina armazenamento hidroelétrico com bombagem e baterias eletroquímicas – vai ser implementado na rede elétrica da Ilha da Madeira, de modo a aumentar a sustentabilidade do sistema de produção da ilha e contribuir para a sua descarbonização, nomeadamente através do aumento da quota de produção renovável.

“O INESC TEC é o líder deste piloto, que conta com a participação de mais dois parceiros portugueses – Vasco da Gama Colab e Empresa Eletricidade da Madeira (EEM). No contexto do demonstrador, vamos desenvolver duas ferramentas:  um algoritmo baseado em inteligência artificial que usa previsões meteorológicas para estimar as afluências aos reservatórios hidroelétricos e um algoritmo preditivo e multi-temporal que considera as restrições técnicas do sistema para otimizar a sua gestão”, explica o investigador do INESC TEC, Filipe Joel Soares.

Ou seja, com estes algoritmos será possível decidir quais as unidades produtoras de energia que devem ser usadas em cada momento e quanto devem produzir, de modo a minimizar o custo total de operação e garantir o necessário equilíbrio entre oferta e procura. Uma vez que existe um único operador de sistema na região, é fundamental certificar-se que a EEM é capaz de garantir o abastecimento em condições técnicas adequadas, mesmo com o aumento previsível da utilização de fontes de energia renováveis.

“A utilização da inteligência artificial para estimar as afluências aos reservatórios hidroelétricos é uma nova metodologia que se espera venha a melhorar significativamente a gestão de sistemas hidroelétricos complexos, como os que existem na Madeira. Por outro lado, a combinação versátil de tecnologias de armazenamento de energia abre a porta a uma maior penetração das energias renováveis em sistemas elétricos isolados. Assim, a instalação das soluções do i-STENTORE terá um real impacto na descarbonização da Ilha da Madeira e, ao mesmo tempo, no aumento da resiliência da sua rede elétrica, o que conduzirá a uma maior qualidade de serviço”, acrescenta o investigador.

As atividades a desenvolver no âmbito do demonstrador da Ilha da Madeira envolvem ainda o teste de novos eletrólitos, por parte do Vasco da Gama Colab, para melhorar o desempenho das baterias, aumentando o seu tempo de vida e diminuindo o custo global do armazenamento.

O projeto terá uma duração de 36 meses e conta com um financiamento de cerca de oito milhões de euros, ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal