Como pode a digitalização impulsionar a competitividade da Indústria? INESC TEC promove webinars para responder

O Tec4Industry do INESC TEC está a promover a série de webinars “Como Ganhar a Recuperação e Resiliência da Indústria – Digitalizar para a Competitividade”. O objetivo passa por dar a conhecer as tecnologias digitais do momento, as aplicabilidades reais no tecido industrial português e impactos no desenvolvimento do negócio.  

A próxima das quatro sessões já agendadas acontece em junho e irá discutir o tema da realidade imersiva. A “ambição”, esclarece António Almeida, Business Developer do TEC4Industry, passa por “promover os projetos de I&D e as tecnologias avançadas de produção made in Portugal, associadas a esta 4ª revolução industrial”. 

A primeira sessão desta série, que decorreu em abril, juntou investigadores do INESC TEC e representantes da EFACEC e Infinite Foundry para descodificar como é que estas empresas estão a utilizar o conceito de Digital Twin (gémeo digital). Em concreto, o workshop procurou explicar a forma como o INESC TEC e a EFACEC estão a utilizar o conceito de DT de produto para promover novos modelos de negócio; mas também como a empresa está a usar a plataforma DT da Infinite Foundry para digitalizar, monitorizar, compreender e controlar os sistemas produtivos, 

Mas o que é um “Digital Twin (DT)”? António Almeida explica: “Trata-se de uma réplica digital de um sistema físico, que pode ser usado para testar e simular cenários, fazer previsões e monitorizar desempenho em tempo real.” Esta tecnologia inovadora tem tido um papel relevante no setor espacial e automóvel, mas também no campo da energia e cidades do futuro. 

“[O gémeo digital] permite que profissionais de várias áreas testem soluções no mundo virtual antes de as aplicar no mundo real. Funde dados em tempo real de diferentes tecnologias, o que pode reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de produtos e sistemas ao mesmo tempo que aumenta a segurança de processos industriais”, refere o responsável. 

A sessão contou também com a presença de Helena Lopes e Hélder Almeida, da Efacec; André Luz, CEO da Infinite Foundry, e António Lucas Soares, coordenador do Centro de Engenharia e Sistemas Empresarias (CESE) do INESC TEC.  

No decorrer do evento foi também mencionado o projeto Transformer 4.0 (TRF4.0), que agrega competências de investigação complementares: a EFACEC, fabricante de transformadores de potência, o INESC TEC, o INEGI, e o MIT, através do Centro de Investigação de Sistemas Sociotécnicos.  

O Transformer 4.0, liderado pela EFACEC, promove a transformação digital nos transformadores de potência. O DT surge nesta equação para possibilitar abordagens disruptivas no projeto e fabrico dos transformadores, introduzindo novos modelos de comunicação e oferecendo novos serviços de valor acrescentado, como a monitorização inteligente da condição de serviço, a manutenção preventiva e a avaliação do envelhecimento. 

O ciclo de webinars do Tec4Industry do INESC TEC é composto por quatro sessões e vai aproximar empresas tecnológicas portuguesas do tecido industrial até ao final do ano. “Realidade Imersiva para o Operador Aumentado” é o mote da próxima sessão. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal