Computadores quânticos à prova: um novo método com testes certificados e escaláveis

Investigadores do INESC TEC propõem um método inovador para avaliar computadores quânticos, capaz de unir a verificação rigorosa e a aplicabilidade prática. 

À medida que a corrida global pelo desenvolvimento de computadores quânticos se intensifica, esta investigação apresenta uma nova abordagem para o benchmarking quântico — o processo de testar e avaliar o desempenho dos computadores quânticos. 

Ao contrário dos métodos atuais, que dependem de heurísticas — atalhos práticos sem garantias formais de desempenho — o novo protocolo, intitulado “Heuristic-free Verification-inspired Quantum Benchmarking“, baseia-se em fundamentos teóricos sólidos. “Inspirado em protocolos de verificação quântica, este novo método permite avaliar o poder computacional das máquinas quânticas sem precisar de conhecer os seus mecanismos internos, tratando-os como verdadeiras “caixas-pretas””, explica Michael Oliveira, investigador do INESC TEC na área de computação quântica. 

Este protocolo destaca-se por ser escalável, independente do hardware utilizado, e capaz de fornecer certificados formais de desempenho, indicando os tipos de circuitos quânticos que o mesmo consegue executar de forma confiável e, com isso, gerar certificados de desempenho confiáveis.  

Importa mencionar que este protocolo foi já utilizado num dos computadores quânticos mais avançados da atualidade, o H1-1 ion-trap quantum processing unit da Quantinuum, empresa britânica que tem vindo a produzir resultados impressionantes com as suas máquinas. “Neste caso, os testes demonstraram quais tipos de circuitos esta máquina é capaz de executar corretamente, facilitando a sua adequação e aumentando as chances de sucesso na implementação de algoritmos quânticos nela.”, acrescenta o investigador.

Esta investigação foi publicada na revista Quantum Science and Technology, uma revista de referência na área de computação quântica e classificada com Q1, e apresentada nas conferências DPG 2024 e Quantum Theory in Practice (QCTIP24). 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC, U.Minho, INL e Universidade de Sorbonne. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal