Conferência internacional discutiu os recentes desenvolvimentos da computação gráfica — com investigação INESC TEC premiada

Evento reuniu, em Vila Real, especialistas nacionais e internacionais na área da computação gráfica, com destaque para o keynote speech de Augusto de Sousa, investigador do INESC TEC, e da entrega do Prémio Professor José Luís Encarnação, que distinguiu investigação com marca do instituto.

Os recentes desenvolvimentos da computação gráfica estiveram em discussão, durante dois dias, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a participação de investigadores do INESC TEC. Organizada anualmente pelo Grupo Português de Computação Gráfica, a International Conference on Graphics and Interaction cobriu os mais recentes trabalhos de investigação na área, contando com 22 comunicações, duas sessões de posters e duas sessões com oradores convidados.

Entre as temáticas abordadas, destacam-se os avanços na inteligência artificial para gráficos e interação, jogos sérios, visualização por computador, artes digitais, realidade virtual e aumentada, entre outros. Estes temas foram explorados por diversos investigadores do INESC TEC que assinaram alguns dos artigos apresentados durante a conferência. A participação do INESC TEC no evento aconteceu também através do envolvimento de Augusto de Sousa, investigador da instituição e membro-fundador do Grupo Português de Computação Gráfica.

A formação deste grupo foi abordada com pormenor durante a sessão “Origin and Path of GPCG”, na qual Augusto de Sousa, juntamente com João Cunha, investigador aposentado do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), deu a conhecer a história do grupo, com destaque para o que motivou a sua criação, processo evolutivo e, principalmente, as atividades dinamizadas ao longo de mais de 35 anos. A International Conference on Graphics and Interaction ficou ainda marcada pela participação de Sylvia Xueni Pan, especialista em realidade virtual e professora da Universidade de Londres, com uma intervenção em “Virtual Social Interaction”.

Ao longo do evento, que contou com cerca de 50 participantes e representantes europeus, asiáticos e americanos, foi ainda entregue o Prémio Professor José Luís Encarnação — instituído em 2010 e destinado ao melhor trabalho científico na área da computação gráfica desenvolvido por um estudante. O vencedor deste ano foi Diogo Almeida, com o artigo SIT6: Indirect touch-based object manipulation for DeskVR, orientado por Rui Rodrigues e Daniel Mendes, investigadores do INESC TEC.

O trabalho, dedicado à aplicação de realidade virtual a contextos profissionais, explora a manipulação de objetos com o propósito de contornar as dificuldades que o desenvolvimento de técnicas de movimento apropriadas a estes contextos representam. Como forma de dar resposta a esta questão, foi proposto no artigo o Scaled Indirect Touch 6-DOF. A solução consiste numa técnica de manipulação de objetos baseada no toque indireto que incorpora o mapeamento da informação recebida em escala para resolver problemas de precisão e de elementos fora de alcance no processo de manipulação.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEUP.

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