CPES assina colaboração com a Endesa para o projeto Pego-Comp-Sinc

O Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC (CPES) assinou recentemente um contrato com a multinacional do setor energético Endesa para um projeto de grande dimensão e complexidade – Pego-Comp-Sinc, que contará com a coordenação do Diretor Associado João Peças Lopes.

Com o envolvimento de diversos investigadores do CPES, o projeto visa identificar e avaliar os benefícios técnicos resultantes da possível conversão da Central Termoelétrica do Pego para compensador síncrono, fornecendo serviços de sistema ao sistema elétrico Ibérico, na sequência da sua desclassificação enquanto central a carvão.

No âmbito do projeto Pego-Comp-Sinc serão analisados o impacto na estabilidade de frequência e a estabilidade transitória resultante da utilização futura das máquinas síncronas da Central Termoelétrica do Pego em modo de compensação síncrona, após a respetiva desclassificação, disponibilizando serviços de inércia e de controlo de tensão. Desta forma, poderá vir a ser melhorada a estabilidade do sistema elétrico Ibérico no período relativo aos anos de 2025, 2030, 2035 e seguintes, onde haverá um grande volume de integração da produção de origem renovável.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal