Criar impacto através da investigação – INESC TEC acolhe escola de verão internacional

“Criar impacto através da investigação” – foi este o objetivo da segunda edição da escola de verão do projeto OpenInnoTrain, que aconteceu no INESC TEC de 27 de junho a 1 de julho. Esta formação internacional de cinco dias aconteceu num formato híbrido e foi organizada com o foco em cinco temas essenciais: “Âmbito”, “Identificação e Mapeamento”, “Envolvimento”, “Monitorização” e “Comunicação”.

“O objetivo desta edição era o de orientar os participantes na análise sobre a importância do impacto da investigação feita nas universidades e nas empresas e de que forma esse impacto pode ser aplicado nos diferentes setores da sociedade”, explica Pauline Rasera, gestora do projeto.

Esta escola de verão esteve alinhada com os objetivos do próprio projeto OpenInnoTrain, que pretende formar uma rede de organizações internacionais que trabalhem conjuntamente em investigação nas áreas de de “Inovação Aberta”, “Cooperação Academia-Indústria”, e “Tradução de Resultados de Investigação”. É, nesse sentido, que o projeto tem vindo a promover uma série de iniciativas de mobilidade entre investigadores das suas entidades parceiras, nomeadamente através de intercâmbio de colaboradores (designados “secondments”) e de eventos internacionais como seminários, workshops e escolas de verão, na medida em que considera que “dessa forma é possível potenciar o progresso dos investigadores e incutir dinâmicas de colaboração entre os atores do processo de desenvolvimento de ideias e tecnologias”, como explica a organização da escola de verão.

Financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, o OpenInnoTrain é coordenado pelo hub europeu da RMIT University em Barcelona (RMIT Europe), sendo a primeira iniciativa a juntar Europa e Austrália em benefício de uma rede global de parceiros industriais e instituições académicas. O projeto reúne um consórcio de 22 membros de 12 países, estando o INESC TEC no grupo de 12 instituições ligadas à investigação e ao desenvolvimento.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal