Da teoria à prática: robótica do INESC TEC ganha competição nacional e vê artigo distinguido em conferência internacional do IEEE

Equipa de investigadores do INESC TEC, FEUP e SYSTEC venceu, pela terceira vez consecutiva, uma das provas do Festival Nacional de Robótica, que se realizou em Paredes de Coura. Em paralelo, um artigo que foi beber à experiência vencedora da equipa e avança com uma “framework robótica completa” foi distinguido em conferência do IEEE.

E já vão três seguidas. A equipa 5DPO, que conta com investigadores do INESC TEC, venceu de novo a prova Robot@Factory 4.0 do Festival Nacional de Robótica. É a terceira vitória consecutiva nesta competição que põe à prova robôs autónomos em contexto de chão de fábrica para o transporte de mercadorias. Fora do terreno de prova, a experiência acumulada ao longo dos anos verteu também para um artigo que recebeu a distinção, ex aquo, de “Best Paper Award” em conferência internacional dedicada a sistemas robóticos autónomos.

 O trabalho “A Robotic Framework for the Robot@Factory 4.0 Competition” apresentado na ICARSC2024 – Conferência Internacional sobre Sistemas Robóticos Autónomos e Competições, em Paredes de Coura, que ocorreu conjuntamente com o Festival Nacional de Robótica, no início de maio, ilustra o trabalho desenvolvido pela equipa ao longo destes últimos três anos. Nele, o grupo propõe uma “framework robótica completa para a competição Robot@Factory 4.0 modular e de acesso aberto, permitindo que futuros participantes a utilizem e aprimorem em edições futuras”.

Com os investigadores do INESC TEC António Paulo Moreira, Cláudia Rocha, João Martins, José Sarmento, Maria Lopes, Paulo Costa, Ricardo Sousa entre os autores, o artigo aponta também para o potencial da framework para fins académicos e “promover a educação STEAM dos alunos com uma abordagem de aprendizagem orientada a projetos para introduzir conceitos básicos de robótica”. “Este trabalho é o culminar de todo o conhecimento adquirido ao vencer as edições de 2022 e 2023 da competição”, lê-se no resumo do artigo.

A equipa acabou por vencer também a competição deste ano a prova Robot@Factory 4.0. Nesta competição, é exigido aos robôs que atraiam uma caixa, recorrendo a um eletroíman, e que a transportem para o local necessário. O robô tem de se localizar com base em marcadores colocados no chão ou refletores colocados nos cantos da pista e percorrer o piso num terreno plano.

 

A equipa 5DPO esteve envolvida em três competições nos três dias em Paredes de Coura. Para além da vertente Robot@Factory 4.0, estreou-se ainda nas provas Robot@Factory Lite – uma versão simplificada do Robot@Factory 4.0, que se baseia na localização e navegação do robô através de linhas pretas colocadas no chão –; e Dragster, em que o objetivo é desenvolver um robô que seja capaz de percorrer uma pista retilínea com cerca de 10 metros – a equipa 5DPO até teve o tempo mais rápido de prova (2.12s), mas não chegou para celebrar.

O Festival Nacional de Robótica é atualmente, segundo a Sociedade Portuguesa de Robótica, o maior encontro científico com competições de robótica em Portugal, realizando-se anualmente, desde a primeira edição em 2001, em vários pontos do país.

 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal