INESC TEC vence prova em Festival Nacional de Robótica

Um robô desenvolvido no Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC foi o vencedor da Robot@Factory 4.0, uma prova integrada no Festival Nacional de Robótica, que decorreu de 29 de abril a 1 de maio, em Santa Maria da Feira.

O desafio consistia em transportar o maior número de caixas no menor tempo possível, recorrendo a um eletroíman, desde um armazém de partida até um armazém de saída, podendo ter que passar por máquinas de processamento consoante a cor das caixas. Esta cor era conhecida no início da prova, na qual o robô fazia um pedido ao servidor para saber a cor e posição das mesmas no armazém de partida.

A competição foi dividida em 3 fases: a 1º envolvia deslocar as 4 caixas azuis unicamente entre o armazém de partida e o de chegada; a 2º transportar 2 caixas azuis mais 2 verdes por uma máquina de processamento; e a 3ª passar 1 caixa azul, 2 verdes e 1 vermelha pelas duas máquinas de processamento. A competir com mais três equipas, o robô do INESC TEC terminou assim a prova em primeiro lugar, transportando todas as caixas em competição, completando a 1ªfase em 2m04s7, a 2ª em 2m09s5 e a 3ª em 2m15s3.

Os fatores diferenciadores do robô do INESC TEC foram, por um lado, um laser LiDAR, que facilitou a sua localização no espaço através dos postes nos cantos do campo, e, por outro, rodas mecanum com tração omnidirecional, que lhe conferiram liberdade de navegação em todas as direções. Para o desenvolvimento deste robô, que arrancou há cerca de três meses, a equipa recorreu a modelação e design 3D, algoritmos de localização com recurso aos dados do laser e a odometria (dados das rodas), bem como à coordenação, sequenciamento e atribuição de tarefas.

O Festival Nacional de Robótica 2022 contou com a participação de centenas de alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, professores e investigadores, num evento que tem como objetivo a sensibilização e captação de jovens para carreiras na área das ciências e tecnologias.

 

A prestação do INESC TEC, de acordo com a fase da competição, pode ser vista aqui:

1º fase: https://www.youtube.com/watch?v=n43WYKxIqsw&ab_channel=RicardoB.Sousa

2ª fase: https://www.youtube.com/watch?v=MOmQtHFp82c&ab_channel=RicardoB.Sousa

3ª fase: https://www.youtube.com/watch?v=vSFL1KaYRLA&ab_channel=RicardoB.Sousa

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal