Desenvolvida tecnologia que permite detetar com um telemóvel presença de antibióticos em águas ambientais

O INESC TEC, a LAQV-REQUIMTE, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar desenvolveram uma solução que permite, com recurso a um telemóvel, avaliar a contaminação por antibióticos, nomeadamente sulfonamidas e fluoroquinolonas, em tempo real, em águas ambientais. A tecnologia, que surgiu no âmbito do projeto S-MODE – Screening of antibiotic contamination by mobile devices, contribuirá igualmente para a monitorização e proteção dos ecossistemas. 

Conforme explica Hélder Oliveira, Investigador do INESC TEC, a tecnologia combina uma aplicação móvel, compatível com os sistemas Android e iOS, e um algoritmo de processamento de imagem baseado em machine learning que, incorporado no telemóvel, permite avaliar a contaminação por antibióticos. Além disso, a utilização de técnicas de visão computacional, para recolha e análise de imagens no terreno, associadas à possibilidade de obter a localização geográfica, graças ao uso de dispositivos móveis, possibilita a elaboração de um mapeamento imediato dos locais onde decorreu a colheita da amostra. 

“Será possível fazer uma avaliação em tempo real da contaminação de recursos aquíferos, permitindo também a monitorização da descarga de efluentes, por exemplo, a partir de estações de tratamento”, esclarece o investigador, acrescentando que a solução pode, desta forma, “ser encarada como uma garantia de proteção dos ecossistemas, considerando os baixos limites de deteção, na ordem do micrograma por litro, que serão atingidos”.  

Ainda em fase de protótipo, mas já demonstrada em ambiente real, a solução foi desenvolvida no âmbito do projeto S-MODE, que contou com um orçamento de quase 240 mil euros e o cofinanciamento do programa Compete 2020 e FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. O S-MODE terminou em dezembro de 2021, sendo que o seu evento final, intitulado “Projeto S-MODE: combinar a inteligência artificial com a química para a monitorização ambiental”, aconteceu no final de janeiro de 2022. 

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal