Diversidade e Inclusão em destaque no INESC TEC

Foi no âmbito da comemoração do Mês Europeu para a Diversidade, assinalado em maio de 2022, que a Comissão para a Diversidade & Inclusão (D&I) do INESC TEC deu início a um conjunto de iniciativas de formação relacionadas com esses tópicos. O objetivo foi promover o conhecimento e o debate em torno de temas como o diálogo intercultural, a diversidade cultural, as relações interpessoais e o comportamento em sociedade.

 

Formação em “Diálogo Intercultural”

Intitulada “Diálogo Intercultural” e conduzida pelo Alto Comissariado para a Migrações (ACM), esta ação de formação abordou temas como a compreensão da diversidade cultural e as relações interpessoais no mundo atual. Segundo os elementos da Comissão, “as pessoas que participaram tiveram oportunidade de contactar com temas fundamentais sobre a diversidade, nomeadamente  a forma como o diálogo intercultural poderá ser crucial nas relações que se estabelecem, na maneira como se perceciona a realidade e no comportamento em sociedade.”

A Comissão destaca que, acima de tudo, “foi uma forma de começar a perceber o grau de recetividade e adesão da comunidade a este tipo de eventos e matéria”. “Tornou-se evidente, pelas interações que tivemos e o feedback que recebemos, que a comunidade INESC TEC tem um interesse genuíno em aprender mais sobre estas temáticas.”

A promoção destas iniciativas tem como objetivo principal promover formação especializada para os próprios elementos que integram a Comissão e para a comunidade INESC TEC. São formações gratuitas, atuais e certificadas, que contribuem para alargar o conhecimento sobre estas temáticas e chamar a atenção para assuntos considerados atualmente muito relevantes.

 

Primeiras ações do Plano de Ação para a Diversidade e Inclusão

Este foi apenas o arranque de um plano de ação que supõe novas ações de formação, sugestões de medidas concretas para a reforma de algumas das práticas da instituição, e ainda iniciativas de sensibilização para determinados tópicos, que se relacionem com o âmbito de atuação da Comissão, mas também com as atividades diárias levadas a cabo pelos serviços e centros da instituição.

Nesse sentido, decorreu, no passado dia 31 de maio, em cooperação com Associação Plano i, uma formação em “Diversidade Cultural”. Noutra perspetiva, já no próximo dia 6 de julho, terá lugar um evento relacionado com a temática “Mulheres nas STEM”, que contará com a presença de Melyssa Fratkin (Texas Advanced Computing Centre), entre outras convidadas.

 

O papel da Comissão no INESC TEC

De acordo com os membros e membras da Comissão, existem inúmeros estudos que sustentam que a diversidade e inclusão no local de trabalho beneficia o bem-estar dos seus colaboradores e colaboradoras, e são catalisadores para alcançar melhores resultados no local de trabalho. “Nesse sentido, o nosso papel é ajudar o INESC TEC na sua missão de manter uma cultura e ambiente inclusivo e acolhedor”, acrescentam.

A Comissão para a D&I foi criada pelo Conselho de Administração do INESC TEC em setembro de 2021, após a apresentação do Relatório do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género + Diversidade e Inclusão, que teve lugar a 15 de julho de 2021. A Comissão para a D&I tem como principal missão propor e implementar um programa de D&I, tendo a igualdade de género como uma preocupação prioritária.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal