Diz-me quando procuras, dir-te-ei o que precisas. Colaboração INESC TEC-Amazon otimiza resultados dos motores de busca para datas comemorativas

A sazonalidade das pesquisas nos motores de busca pode ser um fator a considerar pelo comércio online para melhorar o posicionamento dos seus resultados. Um novo artigo-demo com assinatura INESC TEC partiu da criação de uma base de dados para apresentar a solução Occasion-aware Recommender, na tradução direta para português, um recomendador sensível ao contexto da ocasião.

Ainda que o utilizador não seja consciente, a forma com que interage com os motores de pesquisa tende a sofrer alterações em épocas festivas, como o Natal ou do Dia dos Namorados. A utilização de termos como “presente” ou “experiência romântica” nas pesquisas, sem que qualquer referência a uma quadra festiva seja feita, pode ser um mecanismo a explorar pelo comércio online, de forma a otimizar os resultados que são apresentados aos potenciais consumidores.

Num novo artigo-demo, Hugo Sousa, investigador do INESC TEC, juntou-se a Austin R. Ward e Omar Alonso, da Amazon, para aferir o impacto da inclusão de informação temporal nas pesquisas. Partindo de uma base de dados com informação relativa a dois mil eventos, o processo prosseguiu com a modelagem da importância diária de cada evento, tendo por base os dados históricos. Com os eventos já com modelos temporais validados, estes foram introduzidos no sistema – que usa os modelos temporais para determinar que eventos são relevantes à data em que a pesquisa foi feita.

Em “Don’t Forget This: Augmenting Results with Event-Aware Search”, publicado na ACM International Conference on Web Search and Data Mining, conferência A*, os investigadores acrescentam ainda que o “número de produtos relacionados com os eventos apresentados em cada pesquisa é proporcional à importância do evento de acordo com a estimativa do modelo temporal”. Investigações anteriores já vinham dando conta da importância da sazonalidade nos resultados das pesquisas, nomeadamente com recurso a Modelos de Linguagem (ML). No entanto, o pouco conhecimento do ML sobre os eventos mundiais revelou-se uma fragilidade.

A solução concebida e apresentada no artigo é o Occasion-aware Recommender. Cientes do pouco trabalho de investigação que explora a influência dos eventos nos resultados das pesquisas, os autores admitem que que este artigo pode contribuir para alargar a linha de investigação. O futuro passará por prolongar o uso da base de dados a outros contextos, por exemplo, através da incorporação de eventos de outra tipologia – tais como eventos desportivos, concertos ou eventos pessoais, como casamentos ou aniversários.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem ligação ao INESC TEC e à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

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