EFACEC desenvolve soluções de gestão de sistemas de armazenamento de energia com software INESC TEC

Está a chegar ao fim o projeto FLEXERGY, em que o INESC TEC desenvolveu um software de gestão de energia das baterias que integram a solução de armazenamento de energia da EFACEC.

Neste projeto, a equipa do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento de um software que permite planear a operação e controlar de forma ótima o sistema de baterias, tendo em conta a sua integração em parques de produção renovável, fotovoltaica ou híbrida ou em micro-redes.

A solução desenvolvida é configurável e escalável, permitindo maximizar os proveitos resultantes da produção renovável, minimizar os desvios à produção oferecida no mercado de eletricidade ou ainda, no caso da micro-rede, maximizar o autoconsumo de energia. Os resultados foram demonstrados num banco de ensaios da EFACEC.

Vida útil das baterias considerada na gestão do armazenamento

Uma das principais inovações dos algoritmos desenvolvidos pela equipa do CPES está relacionada com a modelização mais detalhada do comportamento das baterias, sem comprometer a eficiência computacional.

“Um dos principais objetivos do nosso trabalho foi garantir que os algoritmos desenvolvidos eram capazes de representar de forma mais detalhada o que acontece durante o processo de carga e descarga da bateria e, para além disso, o impacto da estratégia de operação no tempo de vida útil da bateria”, explica Clara Gouveia, responsável pela participação do INESC TEC no projeto.

Além de ser uma solução inovadora, o software desenvolvido é flexível e adaptável a diferentes modelos de negócio e sistemas de diferentes dimensões, tendo sido integrado no produto ES Manager da EFACEC.

 

O projeto FLEXERGY é um projeto individual da EFACEC, financiado pelo programa Portugal2020. O desenvolvimento de todas as soluções do lado do INESC TEC esteve a cargo dos investigadores Ricardo Silva, André Garcia, Clara Gouveia, Leonel Carvalho e Jorge Pereira.

 

Todos os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo com o INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal