Eleitos os novos Órgãos Associativos do INESC TEC

Foram eleitos os novos Órgãos Associativos do INESC TEC para o triénio 2024-2026, na reunião do Conselho Geral do INESC TEC, que decorreu no dia 11 de abril. O Relatório de Atividades e o Relatório de Gestão e Contas de 2023 foram também aprovados.

O Conselho Geral aprovou, por unanimidade, a proposta para os membros dos Órgãos Associativos para o triénio 2024-2026. João Claro passa de vice-presidente do Conselho de Administração (CA) a Presidente do CA do INESC TEC, cargo que era ocupado por José Manuel Mendonça desde 2005. Cessam funções no CA, para além de José Manuel Mendonça, José Carlos Caldeira, Luís Carneiro e Rui Oliveira. Assumem funções Clara Gouveia, até agora responsável pela área EMS/DMS e automação de redes num dos 13 centros de investigação do INESC TEC, o de Sistemas de Energia, e membro do Conselho Científico da instituição, e Lia Patrício, coordenadora do Centro de Engenharia e Gestão Industrial do INESC TEC e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mantêm funções, para além de João Claro, Aníbal Matos, Gabriel David, Luís Seca e Maria da Graça Barbosa.

O novo Conselho de Administração do INESC TEC passa a ser composto por João Claro, enquanto presidente e presidente da Comissão Executiva, Gabriel David como vice-presidente do CA e pelos administradores Aníbal Matos, Clara Gouveia, Lia Patrício, Luís Seca e Maria da Graça Barbosa.

José Manuel Mendonça cessa funções como Presidente, após 19 anos de liderança visionária, num período em que o instituto se afirmou como instituição líder a nível nacional, e crescentemente com visibilidade como referência a nível internacional, num contexto sempre extremamente desafiador.

“Hoje, o INESC TEC é serviço público, procura de excelência, e profissionalismo a um nível que é a imagem de um Presidente que nos encorajou e guiou a abraçar desafios e a superarmo-nos em cada momento. Ao longo destas duas décadas, mais do que quadruplicámos a nossa dimensão e a nossa atividade, e reinventámo-nos como instituição de ciência e inovação. O legado que nos deixa é uma responsabilidade em sermos capazes de continuar este caminho”, afirma João Claro, que agora assume a liderança da instituição.

Na Mesa do Conselho Geral mantêm-se como presidente António Sousa Pereira – atual reitor da Universidade do Porto, como primeiro secretário Paulo Pereira – presidente do Instituto Politécnico do Porto -, e como segundo-secretário Arlindo Oliveira, presidente do INESC.

No Conselho Fiscal assume Maria Madalena Queimado (INESC) a presidência, Ana Paula Serra (U. Porto) como nova Vogal. Já a Delloite permanece como Revisor Oficial de Contas.

A atividade de 2023

O Conselho Geral aprovou ainda, por unanimidade, o Relatório de Atividades e o Relatório de Gestão e Contas de 2023, destacando os resultados atingidos pela instituição tanto a nível científico e tecnológico como em termos de robustez financeira.

Os relatórios estão todos disponíveis no website do INESC TEC, aqui.

Foi ainda aprovado, por unanimidade, o Plano Estratégico do INESC TEC 2023-2030, finalizado ainda em 2023.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal