Embaixadora dos Países Baixos em Portugal visita INESC TEC

De visita ao INESC TEC, Nienke Trooster, a representante do Reino dos Países Baixos em Portugal, teve a oportunidade de conhecer o trabalho de investigação e inovação desenvolvido pelo Instituto, com destaque para projetos e iniciativas em curso em áreas como Agricultura e Florestas, Energia e Saúde. O encontro permitiu aprofundar um conjunto de interesses comuns, numa altura em que ambos os países preparam a recuperação pós-pandemia.

O programa da visita contemplou uma sessão de boas-vindas e de apresentação do INESC TEC, a cargo de José Carlos Caldeira, membro do conselho de Administração, assim como um olhar sobre a atividade do Instituto, em particular em setores considerados de interesse comum. Na área de Agricultura e Florestas, Filipe Santos, Investigador do INESC TEC, apresentou algumas das tecnologias desenvolvidas, nomeadamente robótica e sistemas inteligentes para monitorização, pulverização, poda e colheita de cultivos, no âmbito de projetos como o SCORPION. 

Zenaida Mourão, Investigadora do INESC TEC, deu a conhecer o trabalho realizado na área de Energia, com destaque para o projeto europeu que tem como objetivo a digitalização do sistema elétrico, o Interconnect, liderado pelo INESC TEC, com o envolvimento de mais de 50 parceiros, entre os quais as organizações holandesas TNO, iCity e Universidade de Amesterdão. Já Miguel Coimbra, Coordenador do TEC4Health do INESC TEC, apresentou a atividade do Instituto na área da Saúde, nomeadamente, a criação das spin-offs WeSenss, InSignals Neurotech e iLoF ou a participação em iniciativas europeias, juntamente com parceiros holandeses, como é o caso da Inno4Vac, uma parceria público-privada europeia para acelerar o desenvolvimento e produção de vacinas. 

A Embaixadora Nienke Trooster visitou o INESC TEC no dia 22 de março

“Foi com muita satisfação que acolhemos a visita da Senhora Embaixadora dos Países Baixos e da sua comitiva. Há um conjunto de interesses comuns e de sinergias que podem ser explorados, por ambos os países, nomeadamente em áreas como agricultura, florestas, energia e saúde, nas quais o INESC TEC tem competências, trabalho realizado e uma série de projetos e iniciativas em curso, inclusivamente com o envolvimento de diversas organizações dos Países Baixos”, explica José Carlos Caldeira. “Importa igualmente salientar a participação do INESC TEC nas Agendas para a Inovação do Plano de Recuperação e Resiliência, com destaque para as Agendas Verdes, de especial interesse para os Países Baixos”, adiantou o Administrador.   

 

 

De visita ao INESC TEC, Nienke Trooster teve a oportunidade de conhecer o trabalho de investigação e inovação desenvolvido pelo Instituto

Ao longo dos últimos cinco anos, o INESC TEC participou em mais de 40 projetos com o envolvimento de parceiros dos Países Baixos. No total, a rede de entidades dos Países Baixos que tem vindo a colaborar com o Instituto, desde 2017, mobiliza mais de 70 organizações, designadamente empresas e instituições de ensino superior.  

A Embaixadora Nienke Trooster visitou o INESC TEC no dia 22 de março acompanhada por Isabel Furtado, Cônsul Honorária dos Países Baixos em Portugal, Filipe Murraças, Senior Economic Policy Officer na Embaixada dos Países Baixos, e Lori Ashekian, uma estudante de MBA da Porto Business School. A comitiva foi recebida por José Carlos Caldeira, sendo que em representação do INESC TEC, além de Filipe Santos, Zenaida Mourão e Miguel Coimbra, participaram também na visita André Sá, Business Developer do TEC4Agro-Food, Andreia Passos, responsável pelo Serviço de Relações Internacionais do INESC TEC (SRI) e Vera Pinto, Técnica de Relações Internacionais do SRI. 

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal